Barracão 14C do Parque do Engenho Central é palco do Training Camp e torneio de ginástica acrobática

Foto: Leonardo Moniz/Selam

No sábado a programação está aberta ao público e, no domingo, é restrita para evitar aglomeração

Neste fim de semana acontece no Engenho Central o Training Camp de Ginástica Acrobática e Troféu Lineg – Liga Nacional de Esportes Gímnicos. Aberta e gratuita a todos, a ginástica acrobática começa às 9h e deverá seguir até às 18h amanhã (sábado). O campeonato de domingo (dia 5) não é aberto ao público e recebe equipes da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Assedec/Santo André e Palmeira. As atividades acontecem no Centro Multiesportivo do Engenho Central (Barracão 14C) – a iniciativa é do PDB (Programa Desporto de Base), que será representado nas atividades por 60 alunos divididos em grupos femininos (trios), além de pares femininos, masculinos e mistos (duplas).

Durante a manhã deste sábado, o Training Camp realizada vivências com alongamentos, aquecimento, preparação física geral e específica, e exercícios estáticos. A tarde está reservada para os exercícios específicos, dinâmicos e acrobáticos. “É um evento que tem o objetivo de divulgar, estimular, desenvolver e vivenciar as experiências técnicas, proporcionado aos alunos de ginástica acrobática do PDB a possibilidade de evolução técnica. Também visamos oportunizar o conhecimento das técnicas da modalidade aos profissionais de educação física em Piracicaba”, diz o secretário de Esporte, Hermes Balbino.

O Training Camp inclui ainda três oficinas com as professoras Jessica Prado Lima, técnica de ginástica artística e acrobática da Sociedade Esportiva Palmeiras desde 2001; Claudia Garcia, mestre em ciência do movimento e coordenadora da Assedec/Santo André (Associação Educacional, Esportiva e Cultural), e Maria Dilailça, a Dila, mestre em ciência do movimento humano e responsável por comandar a modalidade no Projeto Desporto de Base.

“Durante os anos de 2020 e 2021, algumas equipes treinaram juntas em plataformas virtuais para manter o condicionamento físico, a técnica e ainda incentivar ginastas a não desistirem da prática durante o período de pandemia. Isso, claro, sem participar de eventos presenciais, apenas virtuais. Desta forma, as duas atividades que teremos no fim de semana servirão para promover o encontro entre equipes, técnicos e a troca de experiências e conhecimentos. Além disso, o Troféu Lineg servirá para verificar a capacidade e qualidade técnica de ginastas e equipes, bem como integrar e incentivar as instituições participantes a continuar com as práticas”, apontou Dila. O Troféu Lineg tem início agendado para as 9h e encerramento às 15h. A atividade será aberta apenas aos pais e responsáveis pelos participantes, com a finalidade de evitar aglomeração. A competição será dividida em níveis técnicos e por faixa etária. “Queremos proporcionar aos nossos alunos e alunas a experiência de vivenciar uma competição, para que eles possam colocar em prática o que aprenderam nas aulas. É também uma oportunidade para avaliar as crianças, melhorar o condicionamento e a habilidade, além de trocar novos conhecimentos com outros atletas”, disse Dila.

Cristiane Bonin
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

19 − quinze =