Bebidas que dão aquele Up!

Saboroso, estimulante, saudável. A lista de adjetivos é extensa e não é para menos. Afinal, o café é, sem dúvida, uma boa opção para repor as energias seja após uma semana cansativa, uma longa viagem ou uma grande festa. Isso porque a cafeína, quando absorvida pelo organismo, atua no sistema nervoso central e se liga às células nervosas – fazendo com que a sensação de fadiga física e mental seja diminuída.
E os benefícios não param. O café também melhora o humor e o desempenho nas atividades físicas, pois quando ingerida nas doses certas, a cafeína é responsável por liberar a endorfina. O hormônio é responsável pela sensação de prazer e bem-estar – o que aumenta a resistência dos adeptos dessa bebida.
Sabendo de todos esses benefícios, as empresas que transformam aquele pequeno grão na mais saborosa e apreciada bebida mundo afora: o café, têm inovado cada vez mais e o famoso ‘cafezinho’, deixou de ser apenas aquele servido quente na xícara. O Café Morro Grande, por exemplo, tem criado receitas incríveis capazes de agradar a todos os tipos de paladar e, ainda, auxiliar para a ‘boa energia’ de seus apreciadores.
Então, é só anotar, comprar os ingredientes e saborear. Vamos nessa!

CAFÉ EXPRESSO COM CACHAÇA

Para curtir aquele encontro com os amigos ou aquela balada, a sugestão é preparar um drinque que une a energia do café com o sabor da cachaça. Em um copo com gelo, coloque uma xícara de café expresso (ou um bom café forte) e misture com um cálice de cachaça. Adicione mel, limão e uma folhinha de hortelã.

DRINK DE CERVEJA COM CAFÉ
Para saborear este refrescante drinque, você vai precisar:
1 colher (sopa) de café solúvel;
1 colher (sopa) de sal;
1 lata de cerveja
1 limão siciliano.

Para prepará-lo, una o sal com o café solúvel e deposite a mistura em um prato raso. Molhe a borda de um copo com o suco de meio limão e coloque-o de boca para baixo no prato para que a borda fique desenhada com a mistura. Coloque a cerveja bem gelada no copo e sirva com uma rodela de limão.

EXAGEROU?

A alta ingestão de bebidas com teor etílico pode trazer desconforto para os que ‘saíram da linha’. O álcool é uma substância depressora do sistema nervoso central, que dificulta a passagem de mensagens entre os neurônios do cérebro. Isso provoca o sono e a perda da coordenação motora.
A cafeína, por outro lado, tem um efeito oposto. “Ela intensifica a passagem dessas mensagens e amenizam o efeito provocado pela ingestão de bebidas alcoólicas”, segundo explica o farmacêutico bioquímico Roberto de Lúcia.
Uma dica nesses casos é ingerir o café sem açúcar, já que a substância dificulta a absorção da cafeína pelo organismo, diminuindo seu efeito.