Benefícios que só a beterraba têm

Foto: Pixels

Rica em vitaminas e minerais, este legume é fonte de energia e pode ser preparado de várias formas

A beterraba faz parte da família dos legumes, junto de alimentos como cenoura, batata, abóbora, ervilhas etc. Mas o destaque desse alimento rosado é completamente diferente dos seus semelhantes, pois existem coisas que só a beterraba é capaz de proporcionar.

Esse legume de aspecto roxo ou rosa é rico em vitamina A, C, B6 ferro e magnésio, ela pode ser servida de várias formas como cozinhado no vapor, crua junto da salada e até batida para virar suco.

A nutricionista Edvania Soares, CEO da Estima Nutrição afirma que “para aqueles que gostam de treinar, a ingestão frequente do suco de beterraba é uma ótima opção para potencializar o treino físico”, a beterraba possui substâncias que inibem a produção de substancias químicas no corpo que causam a fadiga. “Mas lembre-se, o ideal é o consumo no pré-treino!”, comenta a especialista.

A beterraba também é ótima para a pele, pois é um potente aliado nesse cuidado, já que conta com o betacaroteno, que melhora a melanina da pele, elevando a hidratação e estimulando o bronzeado, também retarda o os sinais aparentes de envelhecimento, a beterraba te ajudará com isso, devido a sua grande quantidade de vitamina A e C, que unidas criam uma ação antioxidante.

Mas não é somente de sucos e saladas que a beterraba está presente. Hoje esse legume é muito usado na fabricação de corantes alimentícios. Para quem sofre de alergia a corantes vermelhos nos alimentos, mas quer deixar vermelho ou rosa suas sobremesas a solução é a pigmentação natural da beterraba. E não se preocupe, como esse legume não tem sabor forte, quando for utilizar como corante em receitas doces, como creme de manteiga ou bolos, eles não ficarão com gosto de beterraba (só com a cor mesmo).

E como se faz corante de beterraba? Bem, se procurar na internet é possível achar várias tipos de forma, mas a mais simples que encontrei foi da confeiteira Raíza Costa.

RECEITA:

Você vai precisar de:

  • Liquidificador ou maquina de suco
  • Pano para coar
  • 1 beterraba
  • 1 panela

Para fazer é simples! Bata a beterraba com um pouco de água até formar um purê, depois passe o alimento para um pano e aperte com força para todo o líquido bordo saia. Então leve ao fogo bem baixo e deixe reduzir até chegar na tonalidade desejada. Para finalizar é só separar um pote para guardar seu corante e pronto!
Como não tem nenhum tipo de conservantes o ideal é manter o pote bem fechado e também não demorar muito para usar, pois pode estragar em um curto tempo.

Larissa Anunciato

[email protected]

Leia Mais:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dois × um =