Programação inclui lançamento de livro, contação de história e exposição
O Dia Nacional do Livro tem comemoração hoje (29) na Biblioteca Municipal com lançamento de livro infanto-juvenil, contação de história e exposição de 80 anos desde a fundação da biblioteca. O evento é gratuito. As comemorações começaram na segunda-feira (25) com a campanha da Semana do Livro, na qual para cada livro emprestado um é doado. A exposição sobre a história da Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto está disponível para visitação no Hall Dr. Dalton Belmudes, e o lançamento do livro A Lenda da Cobrona, da autora Ivana de Negri e com ilustração de sua neta Ana Clara Negri, pelo IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) aconteceu hoje, às 14h, com contação de história pela professora de educação infantil Monika Magno.
A programação ainda inclui a visita guiada com a pedagoga Élide Fernanda, que falará sobre o Dia do Livro e apresentará os espaços e serviços da Biblioteca. A visita guiada é um serviço disponível regularmente por agendamento e estava suspenso desde o início da pandemia. “Estamos muito animados com a retomada das atividades e o aumento de público. Temos ótimas ideias e uma programação futura muito interessante. A repercussão na vida social, cultural e escolar através da leitura é muito importante para a formação pessoal”, reforça Melysse Martim, diretora da Biblioteca.
DATA COMEMORATIVA O Dia Nacional do Livro é celebrado no Brasil no dia 29 de outubro. A data foi criada em comemoração à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810, que fica no Rio de Janeiro. O acervo da então chamada Real Biblioteca Portuguesa chegou antes, em 1808, e continha livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.
Também há outras datas em comemoração aos livros, em abril, como o Dia Internacional do Livro Infantil (dia 2), Dia Nacional do Livro Infantil (dia 18) e Dia Mundial do Livro (dia 23).O Circuito SP Online é um programa que promove a difusão artístico-cultural descentralizada no Estado de São Paulo, por meio da realização de atividades online de arte e cultura, com profissionais de comprovada relevância no cenário cultural.
Letícia Santin
Leia mais:
- Coletivo realiza o primeiro dia do projeto Beleza Preta do Treze de Maio
- Mostra Preta recebe Zezé Motta para um bate-papo no Sesc Piracicaba
- Exposição “Da Casa à Cidade”: a arte como uma extensão do corpo do artista
- Banda Balaco traz os ritmos de Tim Maia e Jorge Bem dia 28, no Sesi Piracicaba
- Samba de Lenço realiza rota cultural e turística acessível para pessoas surdas