Biblioteca completa 80 anos com comemorações especiais

Programação de aniversário segue até 31 de maio

A Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto comemora 80 anos com programação especial durante todo o mês de maio. Serão diversas atividades, como a hora do conto, visitas monitoradas, exposição e ações de doação de livros e devolução gratuita.

Desde quinta-feira (2), das 8h às 18h, os visitantes podem apreciar imagens instaladas no hall de exposições, que resgatam a história da biblioteca e suas oito décadas de itinerância. De 1939 a 2019, o equipamento público ocupou diversos endereços provisórios, como a Câmara de Vereadores, o antigo prédio da Escola Prática de Contabilidade Moraes Barros, Teatro Santo Estevão – atualmente, coreto da praça José Bonifácio, Delegacia de Ensino Secundário e Formal, alguns casarões na área central da cidade, antigo prédio da Prefeitura e, após 2010, a atual construção exclusiva, para abrigar o acervo de mais de 95 mil livros, localizada à rua Saldanha Marinho. A exposição conta ainda, com desenhos feitos por crianças da Escola Municipal Dona Maria Guilhermina Lopes Fagundes, Mimi Fagundes.



A hora do conto e visita monitorada são realizadas sempre às 9h e às 14h, com as contadoras de história, Graziela Angelocci e Élide Fernanda. Neste mês, seus contos passearão pelos saudosos anos de atuação da biblioteca. Para participar, basta ter interesse. As ações não tem restrições de público ou idade, mas precisam de agendamento prévio.

Durante o período das comemorações, serão doados livros das áreas de literatura, romance, poesia, filosofia, sociologia, ficção científica, matemática, ciências e outros. Esses exemplares são sobras do acervo. Para aqueles que se esqueceram de devolver livros, independente do tempo, o “mês do perdão” propiciará a oportunidade de devolução gratuita, sem o pagamento da multa de R$ 1,70, por dia de atraso.

Além das atividades que contemplam todo o mês de maio, no dia 13, às 9h, será o momento da solenidade comemorativa, com a participação de autoridades locais.

“É com grande satisfação que gerenciamos um espaço como este, que traz novos saberes para os cidadãos. ”, diz a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

SERVIÇO
De 2 a 31 de maio, na Biblioteca Municipal (rua Saldanha Marinho, 333, Centro). De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Informações: (19) 3433-3674.

(Da Redação)