Biblioteca da Esalq realiza lançamento do livro “Hidrologia Florestal Aplicada”

Foto: Gerhard Waller/Esalq

Obra discute as relações entre as florestas e conservação da água

Nesta sexta-feira (24), às 16h, a Biblioteca Central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) realizará o lançamento do livro “Hidrologia Florestal Aplicada: planejando as interações entre a floresta e a água”, de autoria dos professores Silvio Ferraz e Walter de Paula Lima, do departamento de Ciências Florestais da Esalq.

Segundo o autor e professor Silvio Ferraz, o livro surgiu como uma ideia de apoio aos alunos de engenharia florestal. “Existem algumas disciplinas, principalmente uma chamada Manejo de Bacias, que não tinha nenhum livro de apoio. Inclusive não é comum ter livros assim no Brasil”, explica ele. Além disso, há uma apostila de Walter de Paula Lima, também professor, que ficou desatualizada, então a criação da obra veio como uma forma de ambos atualizá-la.

“O livro pode ser usado para outros cursos, como biologia e aqueles que lidam com questões ambientais, também se tornando uma referência para os profissionais também”, comenta Ferraz.

Em 12 capítulos, o livro aborda e discute conceitos modernos sobre o conhecimento atual das relações entre as florestas e conservação da água. A busca desse entendimento tem o propósito de contribuir para o equilíbrio entre a produção e a conservação no planejamento de bacias hidrográficas e apoiar o processo de aprendizagem nos cursos de ciência agrária e ambientais.

Os conceitos fundamentos da hidrologia como o ciclo hidrológico e seus processos constituintes também são apresentados na obra, assim como a bacia hidrográfica como unidade integradora, o comportamento da água no solo e os processos eco hidrológicos da zona ripária.

Como parte da análise feita pelos professores, os aspectos aplicados de manejo das bacias hidrográficas, como o uso da água pelas florestas e seus serviços hidrológicos, mostra que ainda inclui um histórico das relações entre floresta e água e um apêndice com terminologia, unidades e transformações de grande utilidade para pesquisadores na área.

Fernanda Rizzi
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

16 + 2 =