Biblioteca Municipal apresenta performance ‘A Passagem de João Grilo pelo Purgatório’

Foto: Divulgação

Apresentação é inspirada em “O Auto da Compadecida”

Nesta quarta-feira (18), a Biblioteca Municipal de Piracicaba “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” apresenta a performance “A Passagem de João Grilo pelo Purgatório”, com o ator paraense Elson de Belém e as convidadas especiais Fabiana dos Santos e Iza Peroni O evento acontece às 19h30, com a entrada pela rua Vergueiro, 145. A atividade é gratuita.

A apresentação é inspirada no livro “O Auto da Compadecida”, de autoria do escritor Ariano Suassuna, no qual relata as aventuras de João Grilo e Chicó – dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver, costumam enganar o povo do pequeno vilarejo e, inclusive, o tão temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região.

A história traz elementos do teatro popular e também da literatura de cordel.

O ator Elson de Belém encenará a parte do “Julgamento de João Grilo” – onde no inferno, João Grilo é desafiado pelo diabo, que usa de todos os seus argumentos e com a intercessão de Nossa Senhora, consegue ser absolvido da sentença. Com isso, recebe uma nova oportunidade para voltar ao plano terrestre, porém tendo como garantia se tornar uma pessoa melhor.

A ideia surgiu após um produtor enxergar características semelhantes com o ator Matheus Nachtergaele, que interpretou o personagem João Grilo no filme de mesmo nome do livro. O fato repercutiu tanto que que a foto de Belém apareceu no quadro “Com quem você se parece” do Programa ‘Altas horas’ da Rede Globo.

Inspirado, o ator tem se apresentado em instituições e escolas desde 2015.

Fernanda Rizzi
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

cinco × quatro =