Bispo sugere carreatas solidárias em vez de procissões este ano

Neste ano, Corpus Christi é comemorado em 3 de junho

Diocese também sugeriu que missas sejam realizadas no domingo, onde não for feriado amanhã (3)

A Diocese de Piracicaba definiu orientações para a celebração de Corpus Christi, 3 de junho, nas paróquias das 15 cidades da região diocesana. No lugar dos tradicionais tapetes feitos com serragem para a procissão, o bispo Dom Devair Araújo da Fonseca, orienta que neste ano, que a manifestação pública da fé seja feita na forma de carreatas com arrecadação de ‘donativos para caridade’. “No entanto, a Diocese informa que é importante manter o decoro, sem exageros ou abusos, observando as normas litúrgicas”, traz comunicado assinado pelo bispo.

De acordo com a orientação, para que a manifestação de fé tenha o caráter de solidariedade reforçado, durante as carreatas poderão ser recolhidos donativos como alimentos e roupas de inverno que serão distribuídos aos mais necessitados. O cônego Cícero Danilo Silva dos Santos, da paróquia São Judas, no Bairro dos Alemães, disse que a paróquia é uma das que mais têm arrecadado doações e, por isso, não foi solicitado para amanhã.

O religioso disse que serão realizadas cinco missas durante o feriado santo: às 3h, 7h, 12h30,17h e às 19h, sendo que a celebração da madrugada e a última (19h) serão transmitidas pelo Youtube. Santos disse que o número de missa se deve ao fato de não ser feriado em Piracicaba, por isso a oferta de mais horários das celebrações. Ele destacou as medidas restritivas, entre elas, o limite de 40% da capacidade.

FERIADO

A Diocese informou que em algumas cidades alteraram o calendário de feriados e outros, mantiveram o 3 de junho como feriado. Para os dois casos, foram estabelecidas recomendações em relação às celebrações. Para as cidades onde o Corpus Christi foi mantido como feriado, como é o caso de Rio Claro e Santa Bárbara d’Oeste, por exemplo, a orientação da Diocese é que a celebração aconteça no mesmo dia. Já em cidades onde o feriado santo foi antecipado por causa da pandemia, como em Piracicaba, a sugestão da Diocese é que a celebração do Corpus Christi aconteça no domingo, em um horário especial em cada paróquia, sem suprimir os demais horários de missa. Por se tratar de “sugestão”, a critério de cada pároco, as celebrações podem também ocorrer amanhã. mesmo não sendo feriado no município.

Beto Silva

[email protected]

Leia Mais:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezoito − três =