Boa convivência exige mudanças de comportamento, alerta adestrador de animais

Foto: Arquivo/JP

Gatos domésticos também têm um outro dia dedicado exclusivamente a eles, o 8 de agosto

Neste 17 de março é comemorado o Dia Mundial do Gato. A data foi criada por uma instituição italiana, com o objetivo de ajudar a promover uma campanha contra maus tratos contra os animais e a ideia logo se espalhou por todo mundo. Diversas ONG’s (Organizações Não Governamentais) e instituições de apoio aos animais, aproveitam esta data para promover a adoção de gatos abandonados. Esse dia, no entanto, não é o único dia dedicado aos bichanos. Os gatos domésticos também têm um outro dia dedicado exclusivamente a eles, o 8 de agosto, conhecido como Dia Internacional do Gato.

Nesta data, criada em 2002, por iniciativa da International Fund for Animal Welfare, o objetivo também é debater e conscientizar os donos como cuidar corretamente dos seus gatos. Entender alguns comportamentos e necessidades básicas dos gatos é um passo importante para quem deseja ser um bom dono. O adestrador Agnaldo Soares, decidiu antecipar o dia da conscientização dos donos e aproveitou o 17 de março para comentar sobre cuidados que os tutores devem ter com o gatos. Conhecido pelo trabalho com cães, Agnaldo contou que na maioria das casas que ele trabalha, há cães e gatos. “Nesse caso eu preciso trabalhar com o tutor (o mais difícil), com o cachorro e o gato”, conta.

Agnaldo destaca que a palavra adestrar tem mais de dez sinônimos na área educacional. “Com o adestramento o tutor aprende a se comunicar com o animal, que se torna mais calmo e menos ansioso ao aprender qual o seu lugar e sua função na família, deixando de lado antigos conflitos, adestrar é o elo entre o bem estar físico e psíquico do animal, no caso o gato”, explica.

Segundo ele, a partir dos dois meses de idade já pode começar a adestrar um gato, que também pode ser adestrado quando adulto. Os gatos ainda são protagonistas, ao longo do ano, do Dia de Abraçar Seu Gato (em 4 de junho), o Dia Nacional do Gato (em 29 de outubro, nos Estados Unidos) e o Dia Nacional do Gato Preto (em 17 de novembro, também nos EUA). Mesmo não existindo um Dia do Gato oficial no Brasil, estes animais de estimação são bastante queridos dos brasileiros. De acordo com censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem aproximadamente 22,1 milhões de gatos nas casas do país.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

quatro × 4 =