Brie: no topo da lista dos queijos

Este queijo combina muito bem com amêndoas, geleias e frios. Foto: Pexels

No mundo são mais de 50 tipos de queijos entre comum, processado e especial; o brie é o rei de todos

Considerado um dos alimentos mais antigos da história da humanidade o queijo é aquele alimento que combina com quase tudo, seja doce, salgado ou até ele sendo o ingrediente principal. De maneira geral, o queijo é desenvolvido a partir da coagulação do leite. A ação de bactérias do ar no açúcar do leite transforma a lactose em ácido láctico e talha o alimento, dando início a todo o processo. A partir daí o queijo entra numa classificação entre o comum, o processado e o especial. São mais de 50 tipos de queijo, mas hoje o Boa Comida fala do queijo brie.

Assim como soa o nome o queijo reconhecido para muitos como o ‘Rei dos Queijos’, é de origem francesa, além de ser visto como um queijo sofisticado. Porém, é de fácil acesso sendo possível encontrar em bons supermercados.

Esse queijo, dependendo do tempo de maturação, tem um sabor diferente e você pode saber pela aparência dele: se está desmanchando ou com aspecto de derretido é porque está bem maturado e tem um sabor mais forte; caso o brie esteja com um mofo branco menos denso, mesclado com outras cores como rosado ou amarelado o queijo está maturado e desenvolvendo sabores mais complexos; se o predomínio de miolo mais claro e duro, o queijo é muito novo, pouco maturado.

Dependendo do gosto de casa pessoa o brie pode participar de várias receitas e combina com muitas comidas, como as citadas anteriormente. Os bries mais “novos”, ou seja, que não passaram tanto tempo em maturação são os ideais para produção de receitas que busca destacar os outros sabores, principalmente os doces.

Pensando nisso, a Arraso decidiu compartilhar uma receita que parece refinada mas que é bem simples de fazer. Queijo Brie folhado com Geleia de Amora, ideal para a época do ano.

Importante informar que a preparação pode levar em média 40 minutos e rende até 4 porções.

INGREDIENTES
1 queijo brie
1 massa folhada pronta
Geleia de Amora Sacciali
Gema de ovo
Manteiga

DECORAÇÃO
Castanhas de caju, nozes pecã, amêndoas, castanha do pará, nozes e amêndoas laminadas, mirtilo, framboesa, figos, morangos

MODO DE PREPARO
Aqueça o forno a 180ºC e, enquanto isso, descongele a massa folhada e corte no formato do queijo, para cobrir a peça. Cubra o brie com uma camada de Geleia de Amora Sacciali e feche a massa. Recorte tiras de 1,5cm e decore o queijo com formas quadriculadas;

Bata a gema e pincele sobre a montagem. Coloque no forno e aguarde até dourar por fora. O tempo de cozimento da massa depende das instruções da embalagem.

Toste as amêndoas na manteiga e separe. Ao retirar o queijo do forno, coloque as frutas, as castanhas e a amêndoa por cima do brie. Sirva quente!

Larissa Anunciato
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

7 − cinco =