Brigadeiro sem leite condensado, já imaginou? Não? Poeis ele existe e é igualmente delicioso. É o brigadeiro low carb, iguaria gastronômica para satisfazer a vontade de quem segue uma dieta com baixo consumo de açúcar.

Mas antes de falar sobre o tal brigadeiro, vamos explicar o que é uma dieta low carb. E para isso, o Boa Comida do JP conversou com Célia Diniz do Nascimento, farmacêutica e chef da Célia Low carb Bakery.

Um dos princípios básicos de uma alimentação low carb, destaca Célia, é que ela seja baseada principalmente no que chama de ‘Comida de Verdade’, ou seja, alimentos não industrializados, que podem ser encontrados na feira ou açougue. “Aqueles alimentos que sua avó e sua bisavó reconheciam como alimentos”, contextualiza.

Quando uma alimentação é feita dessa forma, ela explica naturalmente já é mais baixa em carboidratos. “Considerando esse ponto de vista, a alimentação low carb foi o que sempre foi praticado pelo ser humano, desde os tempos mais primitivos”.

Quando se fala de pessoas com excesso de peso, diabéticas, resistentes à insulina, entre outras doenças, a low carb é uma alternativa importante a ser considerada, com diversos casos relatados de melhorias e inclusive de reemissão da doença. “Pelos médicos e nutricionistas que recomendam low carb, e todos os estudos e meta análises que conhecemos, não existe nenhuma contraindicação para comer comida de verdade, e, portanto para seguir uma dieta low carb”, enfatiza Célia.

E como um brigadeiro low carb pode entrar numa dieta para perder peso? Segundo Célia, quando se fala de alimentos que podem ou não podem ser consumidos, é preciso pensar no contexto da alimentação como um todo.

E nesta dinâmica, o brigadeiro low carb pode, inclusive, ser um aliado na dieta. “Em vez de consumir um brigadeiro comum, a pessoa opta por um brigadeiro que não tem açúcar, não tem glúten, não vai ativar a insulina. Mas, de qualquer forma, é sempre importante procurar um profissional que te ajude a entender quanto desse alimento pode entrar na sua dieta, quando você tem um objetivo de perda de peso”, pondera a chef.

Um brigadeiro low carb significa um brigadeiro sem leite condensado. Para substituir esse ingrediente, Célia fala de consciência para aceitar a mudança. “Sempre que falamos de alimentos sem açúcar e sem glúten temos que esperar uma consistência diferente, pois as consistências dos produtos que conhecemos são muito típicas desses componentes. Isso não significa que a consistência, muitas vezes, não seja até mais gostosa, só acho importante frisarmos que existem diferenças, sim”.

Em questão de paladar, o que de fato muda de um brigadeiro tradicional para um low carb é apenas a doçura menos latente. O sabor é diferente, ressalta a chef, é menos doce, mas com um destaque para o sabor do chocolate. “Como na low carb não consumimos açúcar, o paladar para doce começa a ser menos apurado, e a necessidade de ‘adoçar’ costuma diminuir, portanto, por mais que seja comum usar adoçantes, e possa aumentar a quantidade a gosto, os comercializados geralmente são mais amargos e com mais sabor do cacau”.

Quer experimentar essa mudança? É só seguir a receita

Brigadeiro de casa low carb

Ingredientes:

300g de Creme de Leite

40g Manteiga

40g Xilitol

18g Cacau em Pó

Modo de Preparo:

Em uma panela derreter a manteiga e misture todos os ingredientes. Deixar esquentar até ponto de fervura e mexer até ganhar consistência (3-5 minutos após a fervura). Espere esfriar, então enrole no cacau, nas nibs de cacau, ou colocar em potinhos.

Erick Tedesco ([email protected])

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela matéria! Eu adoro brigadeiro. Esse doce posso comer sem culpa rápido e fácil de fazer. Obrigada por compartilhar a receita. Bom para quem segue a Dieta low Carb. Adorei! Na minha opinião, comer com moderação os resultados de uma reeducação alimentar são positivos. A prática de exercícios contribui bastante. Cuidar da saúde é um ato de amor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco × um =