Caixa de gordura: dispositivo residencial indispensável

Uma das principais causas de extravasamentos de esgoto em Piracicaba é o descarte irregular de resíduos na rede coletora. Um desses problemas – infelizmente bastante recorrente – é o lançamento inadequado de óleo de cozinha e de outras gorduras no encanamento das residências.

Para evitar entupimentos e outros transtornos, a concessionária Mirante – responsável pelo esgotamento sanitário por meio de uma PPP (Parceria Público- Privada) com o Semae – alerta a população para que não jogue esses resíduos nas pias e ralos.

O ideal é buscar os programas de reciclagem existentes no município para fazer o descarte adequado de óleos e gorduras. Mas além disso, também é importante que todas as casas possuam uma caixa de gordura.

Laís Fonseca Gomes, coordenadora de Operações e Serviços da concessionária Mirante, observa que a caixa de gordura é um importante dispositivo hidráulico cuja função é coletar e armazenar os resíduos gordurosos provenientes das pias de cozinha e das máquinas de lavar louça. Por isso, sua instalação geralmente é próxima à saída da água da pia e dos equipamentos de lavagem de louça.

Toda caixa de gordura possui um sifão, peça que realiza a retenção do óleo e de gorduras e, dessa forma, impede que essas substâncias cheguem até a tubulação.

Porém, quando o imóvel não possui uma caixa de gordura esses resíduos escoam livremente para o sistema hidráulico, onde secam e ficam grudados no interior dos canos. Esse acúmulo de resíduos gordurosos é justamente o que provoca entupimentos e, dependendo do caso, até o rompimento das tubulações. 

COMO FUNCIONA?

A caixa de gordura é um dispositivo hidráulico residencial construído especialmente para fazer a separação entre a água e gordura.

Como óleo e água são substâncias que não se misturam, quando a água residual de pias e máquinas de lavar louças chega ao dispositivo a gordura boia na superfície da caixa enquanto que a água segue pela tubulação de esgoto.

Dica importante: em imóveis residenciais, a caixa de gordura deve ser limpa a cada seis meses.

Leia Mais:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

18 + 7 =