Câmara de Vereadores promove atividades culturais online

Ciclo de Palestras, com direito a certificado, acontece nas plataformas Zoom e Youtube (foto: freepik)

A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, promove nos dias 29 e 30 deste mês, um encontro com profissionais de dramaturgia, que trará um bate-papo sobre as diversas formações para artistas do interior.

Em virtude dos protocolos de restrições para contensão da proliferação da covid19, o ciclo de palestras terá atividades 100% online, de maneira simultânea nas plataformas digitais “Zoom” e “Youtube”, dividido em dois dias e com direito a certificado de participação.

Atualmente, a Escola do Legislativo está sob direção do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”, com a coordenação do vereador Pedro Kawai e da colaboração de um conselho. João Scarpa, membro do Mandato Coletivo, conta que a ideia do evento surgiu em comemoração ao dia internacional do teatro, comemorado em 27 de março. “Não poderia deixar de aproveitar o momento para trazer as experiências de grandes artistas de nossa cidade que poderão servir de motivação para jovens artistas que pensam em seguir a carreira ou, até mesmo, para artistas mais experientes que procuram reciclar suas vivências”, disse.

Eventos culturais de maneira remota, via internet, tem sido a solução encontrada pela classe artística em geral para manterem suas atividades na pandemia. O distanciamento social obrigatório, cancelou grande parte das ações culturais que ajudavam inclusive a movimentar a economia.

Para João, essa reinvenção na forma de trabalhar a cultura é necessária, pois as pessoas precisam da arte. “A Arte é o que está ajudando a manter o equilíbrio emocional e psicológico das pessoas nesse momento tão triste. É um canal de escape; seja através de filmes, séries, livro e, principalmente, das várias “lives” musicais, de dança, de teatro. Lógico, estou falando desse lugar da apreciação estética, da importância do imaginário para a manutenção do dia-a-dia, pois, sabemos que as grandes heroínas e heróis dessa história são os profissionais da saúde”.

O evento da Câmara será dividido em dois dias. Na segunda-feira, dia (29), serão apresentados os dois primeiros temas:

TEMA I: O curso técnico como formação da(o) artista de teatro

Palestrante: Ricardo Araújo – Ator e Diretor de teatro. Atualmente é docente no curso Técnico em Teatro do SENAC Piracicaba, foi diretor artístico da Companhia Estável de Teatro de Piracicaba, formação em Pedagogia e Licenciatura, Pós graduação em Tecnologia da Aprendizagem

TEMA II: O curso universitário como formação da(o) artista de teatro

Palestrante: Paula Ibañez – Atriz, diretora teatral e doutora em Artes da Cena pela Unicamp, tem experiência na docência e em pesquisa relacionada às artes da presença. É membro do grupo de Estudos Interculturais das artes da Presença – Unicamp.

Na terça-feira, dia (30), serão apresentados os temas III e IV:

TEMA III: A formação autodidata

Palestrante: Romualdo Sarcedo – Ator profissional, autor, diretor e produtor teatral. É responsável pela Cia. Roma Produções Artísticas. Atuou em mais de 40 espetáculos desde 1984, com viagens ao exterior, prêmios e trabalho na área de teatro direcionado às escolas. Realizou diversos projetos no setor público e privado nas áreas de educação ambiental, saúde e trânsito.

TEMA IV: A iniciação teatral a partir de cursos livres e grupos amadores

Palestrante: Fátima Monis – Formada em jornalismo pela Unimep e Artes Cênicas pela UNICAMP. Mestre pela faculdade de Educação Física da UNICAMP. Licenciatura em Artes pela Claretianas. Foi professora do Curso Técnico de Teatro no Conservatório Carlos Gomes, do Curso Técnico de Teatro no Senac Piracicaba e oirentadora de Artes Cênicas do SESI Piracicaba.

O evento é gratuito e com direito a certificado. Interessados podem se inscrever nos dois ou em apenas um dia do ciclo de palestras.

Importante: As inscrições vão até quinta-feira, dia (25) e podem ser feitas no site da Câmara (www.camarapiracicaba.sp.gov.br), ou pelos links diretos abaixo:

https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/inscricao/309

https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/inscricao/310

Pedro Martins

[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

um + 15 =