
A Escola do Legislativo, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, é uma das finalistas do Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas, que reconhece iniciativas, colocadas em prática no Estado, capazes de impactar positivamente a realidade dos municípios a partir dos parlamentos locais. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia em São Paulo, no próximo dia 22.
A Escola do Legislativo piracicabana concorre com outros dois projetos, um de Campinas e outro de Guarujá, dentro da subcategoria Educação para Cidadania, uma das duas que compõem a categoria Democracia e Cidadania. O Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas contempla as melhores iniciativas em quatro categorias – as outras três são Gestão Legislativa, Inovação e Excelência.
Um júri formado por advogados, cientistas políticos e gestores públicos indicou os finalistas ao prêmio, que tem como realizadores o Movimento Voto Consciente, a OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional São Paulo), a Apel (Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas) e o Lab.Gov (Laboratório de Gestão Governamental da Universidade de São Paulo).
A subcategoria em que a Escola do Legislativo concorre valoriza iniciativas que tenham como foco o aprimoramento da relação do cidadão com o Poder Público por meio de maior participação social e adensamento dos princípios de transparência, fiscalização do Legislativo, incentivo à educação política e valorização da democracia.
O projeto, desde 3 de abril de 2017, quando teve início, já recebeu 4.274 pessoas em alguma das 187 atividades gratuitas já oferecidas, entre cursos, palestras, seminários e oficinas. O conteúdo é dado por um corpo docente formado por 50 voluntários, devido a termos de cooperação firmados pela Câmara com instituições.
(Da Redação)