Pasta reforça que apenas ter se cadastrado não garante o recebimento benefício (Foto: Amanda Vieira/JP)

Com a aprovação nesta segunda-feira (10) dos projetos de resolução 6 e 7/2020, a Câmara de Vereadores de Piracicaba vai criar normas para a elaboração do inventário geral físico dos seus bens permanentes, e vai implantar a tabela de vida útil e depreciação desses itens. Uma das novidades é a adoção da tecnologia QR Code na etiquetagem e disponibilização pública das informações, o que colocará o Legislativo Piracicabano como referência nacional na gestão patrimonial.

Os projetos de resolução são uma iniciativa da Mesa Diretora e integram as ações previstas pela gestão iniciada em janeiro de 2019, do presidente Gilmar Rotta (CID), e que visam o uso das tecnologias como ferramenta para obtenção de um maior controle dos recursos móveis da Casa, gerando economicidade por meio da gestão de patrimônio. “Este projeto tem uma característica única, em se tratando em gestão de patrimônio em Câmaras Municipais do país, que é o acesso do cidadão, não por uma lista, mas por fotografias, do que a Câmara adquire e para qual fim”, explicou Gilmar Rotta.

Na prática, isso quer dizer que todos os bens permanentes da Câmara serão fotografados e incluídos em um banco de dados online, disponível publicamente a quem posicionar a câmera do celular em frente ao código de barras bidimensional.

O desenvolvimento de todo o sistema ocorre internamente pelos servidores do Setor de Processamento de Dados da Câmara, que estão empregando tecnologia 100% gratuita, o que refletirá diretamente em economia aos cofres públicos.

O diretor do Departamento de Administração da Câmara, Mauro Rontani, que responde pelos dois setores envolvidos no processo (de Patrimônio e Financeiro), explica que a elaboração dos projetos de resolução demandou consultas às normas já existentes na esfera federal, em portarias da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Orçamento Federal, ambas ligadas ao Ministério da Economia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

doze − quatro =