Proposta é incentivar a participação da comunidade. / Foto: Davi Negri

A população já pode enviar sugestões à Câmara de Vereadores de Piracicaba por meio do Lab-ID (Laboratório de Ideias Legislativas), plataforma digital colaborativa lançada ontem. O acesso ser feito de três formas: por um ícone na área Serviços do site oficial, no menu Parlamento Aberto ou diretamente pelo link sistemas.camarapiracicaba.sp. gov.br/labid.

Como ressalta o Departamento de Comunicação da Câmara, a plataforma busca estimular e possibilitar maior participação dos cidadãos e entidades da sociedade civil nas atividades legislativas da Câmara.

Para enviar a contribuição basta fazer um rápido cadastro no sistema, mencionando nome completo, CPF ou CNPJ e e-mail, além de sugerir uma senha para acesso. Depois de feito o login, a pessoa deve selecionar a área de interesse, dar um título à ideia, apresentar um resumo e depois descrevê-la de forma detalhada. Há, ainda, a opção de incluir anexos em diferentes formatos, como imagem (em JPG e PNG) ou documento (em Word, Excel ou PDF).

Após lançar uma ideia na plataforma, explica a Câmara, o cidadão poderá acompanhar todo o andamento da proposta, além dos eventuais desdobramentos e pareceres. A plataforma permite que o autor da ideia a compartilhe nas redes sociais.

A integração entre os departamentos e gabinetes permitirá o funcionamento do serviço, desenvolvido pelos profissionais do CPD (Centro de Processamento de Dados) da Câmara, ligados ao Departamento de Administração. Para a fase de aprimoramento, contribuições foram coletadas com servidores e diretores dos departamentos de Comunicação, de Assuntos Legislativos e de Assuntos Jurídicos. Todos os profissionais que gerenciam a ferramenta participaram de treinamentos.

Da Redação

LEIA MAIS:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

vinte − um =