Estoques de sangue precisam ser repostos diariamente. (Crédito: Amanda Vieira/JP)

Antes de cair na folia ainda dá tempo de contribuir com a campanha de doação de sangue do Hemonúcleo de Piracicaba e do Hemocentro Unicamp para o Carnaval. No próximo sábado (22) haverá plantão em Piracicaba das 7h30 às 12h, em prédio anexo ao complexo hospitalar da Santa Casa de Piracicaba. Mas é possível doar também entre hoje (20) e amanhã (21), das 7h30 às 13h.

O slogan da campanha é “No Carnaval tem de tudo, só não tem doador de sangue”. Nesta época, pelas viagens e festividades, a quantidade de doadores cai. Em contrapartida, a demanda por sangue nos hospitais por vítimas de acidentes de trânsito, por exemplo, sobe.

“Com este cenário, o desenvolvimento de campanhas específicas tem por objetivo incentivar a população a doar sangue nestes períodos críticos”, explica a assistente social Kelly Borges.

A expectativa de doações do Hemonúcleo de Piracicaba neste sábado é de 110 doadores.

“Nestes momentos, as campanhas mostram a importância de intensificar o compromisso que devemos ter para atender os pacientes”, complementa Kelly.

A campanha visa incentivar as doações antes do carnaval. Na segunda (24) e terça-feira (25) não haverá atendimento no hemonúcleo. O atendimento para as doações volta a partir de quarta-feira (27), das 7h30 às 13h.

O Hemonúcleo e o Hemocentro precisam coletar 650 bolsas de sangue durante o mês de fevereiro para manter os níveis de sangue e garantir o atendimento da região, que conta com mais de 35 cidades. Cada bolsa pode salvar até quatro vidas.

PARA DOAR

Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos – os menos de idade precisam estar acompanhados com um responsável legal, estar em boas condições de saúde e levar um documento oficial com foto, como RG e CNH.

SERVIÇO

O Hemonúcleo de Piracicaba fica na avenida Independência, 953, bairro Alto. Um sábado de cada mês é dedicado para doação de sangue, o cronograma é disponibilizado nas redes sociais do hemonúcleo no Facebook e Instagram (@hemonucleopiracicaba). Mais informações: (19) 3422 2019.

Andressa Mota

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dois + 9 =