Estádio Barão de Serra Negra ficará sem receber jogos por tempo indeterminado (Foto: Diego Moraes/liber photographie)

Em reunião realizada na manhã da última segunda-feira (16), a FPF (Federação Paulista de Futebol) decidiu suspender as próximas partidas do Campeonato Paulista da Série A2 2020 por tempo indeterminado em razão pandemia do Coronavírus (Covid-19). A reunião contou com a presença da Fenapaj, do Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo e dos presidentes dos 16 clubes da competição, sendo que a maioria (entre eles o XV de Piracicaba) votou a favor da paralisação do torneio.

Questionado sobre a paralisação antes da última partida, o técnico do XV, Tarcísio Pugliese disse que concorda com a paralisação, já que para ele, o futebol não pode ser mais importante que a saúde das pessoas, citando uma icônica frase do ex-treinador italiano Arrigo Sachi para explicar seu ponto de vista.

“O futebol é a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes. Portanto se tiver que parar por uma causa mais importante relacionada a saúde das pessoas, o campeonato tem que parar sim”, comentou Tarcísio, relembrando que a preocupação já vinha há uma semana. “Claro que nos preocupamos com isso, estávamos até conversando sobre esse assunto antes da partida diante do Taubaté, que diversos torneios do mundo, como a Libertadores e Liga dos Campeões estavam parados, então já prevíamos isso”, concluiu.

Por fim, Tarcísio disse que além da proliferação do vírus, está preocupado em como a FPF fará para resolver essa questão. “A dúvida é em como isso será resolvido, já que os atletas têm tempo de contrato e as datas do Brasileirão se aproximando, portanto a minha dúvida é em como a FPF irá resolver essa questão”, finalizou.

Além da Série A2, as a primeira reunião também foi paralisada, mas a inicialmente a reunião terminou sem um consenso dos clubes. Apenas os grandes Corinthians, Palmeiras e São Paulo, aliados com a Inter de Limeira e a Ponte Preta, optaram pela suspensão de jogos, enquanto a FPF, o Santos e as demais equipes queriam que o campeonato continuasse com portões fechados. Após mais alguns minutos, o Trio de Ferro conseguiu convencer as outras agremiações que a melhor solução no momento era a paralisação das partidas.

OUTROS ESTADOS
Em relação aos outros três principais estaduais do Brasil, o Campeonato Mineiro, assim como Paulista, está paralisado por tempo indeterminado, porém o anúncio da FMF (Federação Mineira) foi feito na tarde de domingo (15). A FERJ e a FGF também realizaram reuniões na manhã de segunda-feira (16) e ambas optaram pela paralisação do Campeonato Carioca e Gaúcho, respectivamente, durante o período de 15 dias.

Mauro Adamoli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezoito + quatro =