Canavial da Raízen pega fogo no Campestre por duas vezes

Prefeitura informa que a queima de cana é proibida; Cetesb não foi acionada e fará vistoria no local

Um forte incêndio atingiu um canavial da usina Santa Helena na noite de anteontem (15) e assustou os moradores da região do bairro Campestre. Não foi possível levantar o tamanho da área atingida, mas os registros enviados à reportagem do Jornal de Piracicaba mostravam altas labaredas por de trás dos muros do condomínio Ágape.

O fogo teve início às 20h e, segundo a Raízen, houve reincidência na mesma fazenda, porém, em outra área. Na tarde de ontem ainda era feita a supervisão preventiva das faíscas. Segundo Liane Martins Torres, 29, recepcionista, residente no condomínio vizinho ao canavial, foi possível ver o clarão e os estalos das chamas por volta das 20h. Os bombeiros foram até o local orientar a população sobre a necessidade de contatar a Raízen e a prefeitura, por meio do telefone 156. Ao JP, a corporação informou que o pedido de ajuda foi recebido às 20h26. Uma vistoria foi feita no local, a empresa foi comunicada sobre o evento e, por conta do aceiro, não havia risco de as chamas atingirem as moradias – a responsabilidade de controlar as chamas, neste caso, é da própria usina.

RESPOSTAS

Sobre o zoneamento do bairro e a legalidade do cultivo da cana, a prefeitura responde que a atividade agrícola não é proibida em áreas urbanas. “No caso da cana-de- -açúcar, a sua colheita é mecanizada e a queima é proibida e, por isso, a cultura não oferece risco às edificações.” Já a Cetesb informou que não foi acionada, mas que irá a campo averiguar – para denúncias, ligue 08000 113 560. A Raízen diz que o incêndio tem origem desconhecida, confirma que a área fornece para a empresa e que o fogo persistiu até ontem – tudo foi controlado pelos próprios brigadistas. Os esclarecimentos ainda incluem que a companhia não pratica queima da cana e que mantém sob monitoramento seus canaviais.

Cristiane Bonin

[email protected]

Leia Mais:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

nove − oito =