Carreiras em alta: aposte nas áreas de Tecnologia, Bens de Consumo, Varejo, Agronegócio e Logística

Foto: Claudinho Coradini/JP

Programadores, especialistas em marketing digital e até pilotos de drones têm mais chances no mercado

Se o teletrabalho é a aposta das grandes corporações, quem está à procura de uma melhor colocação no mercado de trabalho não precisa ter dúvidas: a área de tecnologia é a bola da vez. “Programadores e quem atua no marketing digital estão sendo muito procurados”, diz o consultor de negócios do Sebrae-SP, Vitor dos Santos. “Tudo que está voltado à tecnologia está em alta. Os designers gráficos, os criadores de plataformas e os programadores estão nas carreiras em ascensão. O Brasil tem ótimos programadores. Empresas de fora estão contratando programadores brasileiros e pagando salário em dólar. Além disso, outra área que também está contratando muito é a de relacionamento com o cliente. A gestão humana busca profissionais qualificados”, diz Marcelo Bianchi, chairman da Atlas, empresa de inteligência voltada à gestão empresarial.

Conhecida por ser uma das maiores empresas de recrutamento e consultoria do mundo, a Robert Half publica todo ano um estudo sobre cargos em alta e as principais tendências do mercado de trabalho. O Jornal de Piracicaba falou com a assessoria da empresa, que enviou o estudo feito no fim do ano passado, chamado Guia Salarial 2022, que está em sua 14ª edição. “Estamos passando por um período de aquecimento do mercado e retomada dos negócios. Notamos que o foco das empresas está nos novos modelos de trabalho e seus impactos no mundo pós-pandemia”, destaca Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul. “Não devemos observar mudanças gritantes nos salários, já que as companhias ainda estão atentas ao impacto da Covid-19 na economia”, diz Mantovani.

De acordo com o Guia Salarial 2022, as indústrias que lideram as contratações são: Tecnologia, Bens de consumo, Varejo, Agronegócio e Logística (destaque, também, para as startups de diferentes segmentos). Além disso, a pesquisa destaca os cinco comportamentos mais requisitados pelos empregadores, como comunicação, adaptabilidade, flexibilidade, perfil analítico/visão estratégica, senso de dono/visão do negócio.

HOME OFFICE
A Robert Half cita que evolução do trabalho remoto foi capaz de abrir novas opções de emprego para os brasileiros, tanto em outras cidades e estados quanto fora do Brasil. Além de permitir o acesso a talentos de qualquer lugar e diversificar o leque de candidatos, o modelo de trabalho híbrido também é o mais desejado pelos funcionários atualmente, que passaram a valorizar mais as horas de trabalho flexíveis e as medidas de desempenho fundamentadas na realização de objetivos. Nessa realidade, 63% dos colaboradores entrevistados na pesquisa disseram querer trabalhar mais vezes em casa do que no escritório e 38% declararam que procurariam um novo emprego se a empresa não oferecesse uma opção, ao menos, parcialmente remota.

PROFISSÕES EM ALTA PARA 2022
Na área de engenharia, os profissionais mais procurados são, segundo a pesquisa, gerente de supply chain, comprador, engenheiro de aplicação/vendas, gerente de projetos/PMO, gerente de vendas técnicas, coordenador de planejamento, coordenador de customer service, engenheiro de QSMS, engenheiro de produção/processos. Já as carreiras como tidas de futuro são: piloto de drone, engenheiro de georreferenciamento, engenheiro de dados, engenheiro de inovação.

Na área de finanças e contabilidade, as maiores contratações vêm das indústrias de tecnologia, farmacêutica, bens de consumo, logística, infraestrutura, do agronegócio e do E-commerce.

Na área jurídica, as posições mais demandadas são advogados especialistas em operações de M&A, tributaristas e especializados em contratos. A pesquisa também mostra várias carreiras em ascensão dentro da gestão de recursos humanos.

Na área de tecnologia, profissionais que atuam com segurança da informação, desenvolvedores de software, analistas, arquiteto de soluções e machine learning devem achar facilmente colocação no mercado.

Quem pretende atuar com vendas, marketing digital e E-commerce também encontrará demanda de serviço. Por fim, outra área em alta é a de seguros, com contratações por operadoras de saúde e corretoras.

CONSULTORIA
Fundada em 1948, a Robert Half opera no Brasil selecionando profissionais permanentes e para projetos especializados nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Ao todo são mais de 300 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

17 + treze =