Carreta Ilumina retoma atividades de rastreamento

Podem fazer a mamografia mulheres de 50 a 69 anos (Foto: Divulgação)

A partir de segunda-feira (14) a Carreta Ilumina – unidade móvel da Fundação Ilumina para rastreamento do câncer – está no varejão Parque 1º de Maio. A ação, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, retoma as atividades após interrupção devido à pandemia. O objetivo, por meio do exame de prevenção, é o diagnóstico precoce dos principais tipos de cânceres, como de pele, mama, boca e intestino.


Para participar, além de atender aos critérios de realização dos exames, é preciso entrar em contato pelo telefone (19) 98369-0944 e comparecer no dia e horário agendado com CPF, RG e cartão branco do posto de saúde.

Nesta etapa do rastreamento ativo organizado, serão oferecidos mamografia, exames de boca e de pele. Podem participar moradores do território de abrangência de 14 unidades de saúde: CRAB Cecap; USF Cecap; USF Eldorado I; USF Eldorado II; USF São Francisco; USF Santa Rita Avencas; USF Chapadão I; USF Chapadão II – Sol Nascente; UBS Alvorada; USF Serra Verde; USF Astúrias; USF 1º de maio; USF Jardim Oriente e CRAB Piracicamirim.

CRITÉRIOS
Podem fazer a mamografia mulheres sem sintomas de 50 a 69 anos e que não tenham feito mamografia nos últimos dois anos, não precisam de encaminhamento e devem agendar por telefone para realizar o exame na carreta. As mulheres com sintomas são prioridade, necessitam de encaminhamento e devem agendar por telefone para fazer exame no Hospital Ilumina.

O exame de boca pode ser feito por homens e mulheres de qualquer idade, etilista e/ou tabagista (ou que deixou de fumar em até 20 anos) ou com lesão na boca e lábios que não cicatriza há mais de 15 dias.

Exame de pele para homens e mulheres de qualquer idade, que possuam manchas que coçam, sinais e pintas que mudam de tamanho, forma e cor, e feridas que não cicatrizam por mais de quatro semanas.

Da Redação