Carro exige cuidados antes de pegar a estrada

Foto: Claudinho Coradini/JP

Fazer revisão no carro permite um passeio mais seguro

Conhecido como um mês de férias por conta do final do semestre letivo de crianças e adolescentes, julho é uma das épocas ideais no ano para uma viagem em família. No entanto, antes de pegar a estrada, é preciso estar atento às condições do veículo. O coordenador do curso de engenharia mecânica da Faculdade Anhanguera, Breno Arruda, falou sobre as principais orientações para uma viagem segura. “É essencial que o automóvel passe por uma revisão completa antes de seguir viagem. Elementos como níveis de óleo do motor e fluidos de freio, calibragem dos pneus e seu estado de conservação e o correto funcionamento do sistema elétrico, faróis, lanternas e setas devem ser devidamente inspecionados”, pontuou.

Outro ponto que deve ser verificado é se todos os documentos, tributos e obrigações do veículo (IPVA, multas e habilitação) estão em dia. Outra dica é traçar o roteiro com antecedência e checar as condições do tempo antes da viagem. “Se puder evitar a possibilidade de pegar no volante no período noturno, evite. Tanto o sono quanto o cansaço estão entre os maiores causadores de acidentes”, comenta Breno.

Para crianças, conforme previsto em lei, é obrigatório o uso de cadeirinha ou dispositivo que seja equivalente à sua idade e altura. Quanto aos animais domésticos, devem ser transportados nas casinhas específicas para essa finalidade, no banco traseiro, com a ajuda do cinto de segurança. Tanto as crianças como os pets devem ir sempre no banco de trás.

“O motorista deve verificar também se todos os passageiros estão utilizando cinto de segurança e estar com kits reserva de lanternas, ferramentas e fusíveis. Todas essas dicas diminuirão o risco de um acidente, tornando sua viagem mais agradável”, afirma o professor.

Confira outras dicas do especialista:

Evite deixar o carro ligado quando parado; isso pode representar um gasto desnecessário, dependendo do tamanho do motor e do uso do ar-condicionado;

Manter as janelas fechadas e retirar o bagageiro quando não estiver em uso são dicas para não diminuir a aerodinâmica do veículo;

A calibração incorreta dos pneus aumenta o atrito do pneu no solo causando aumento do consumo;

Com o filtro de ar sujo, diminui-se o fluxo de ar para o motor, prejudicando a mistura de ar e combustível ideal para o bom rendimento do motor;

Dispositivos elétricos como faróis auxiliares, limpadores do para-brisa, sistema de ventilação interna e outros devem ser usados apenas pelo tempo necessário; o aumento de corrente elétrica eleva o consumo de combustível.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

6 + 13 =