Cartório eleitoral conclui análise de candidaturas locais | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A 93ª Zona Eleitoral concluiu ontem, após um mês de trabalho, a análise das 575 candidaturas de Piracicaba para as eleições municipais em novembro deste ano, entre postulantes a prefeito (12), vice-prefeito (12) e vereador (551). Como explica a chefe da sessão, Carolina Gean Giácomo Rabelo, todos os nomes vão às urnas, inclusive os indeferidos, que somam 48, entre eles o atual prefeito e candidato a reeleição Barjas Negri.

O processo de análise, conta Carolina, foi trabalhoso e minucioso. Foi necessário analisar ponto a ponto do cadastro de cada candidato, além de uma série de documentos. “E cada candidatura deve ser incluída em dois sistemas, do Tribunal da Justiça Eleitoral e no DivulgaCand”, completa a chefe da 93ª ZE.

Para a candidatura, a Constituição Federal exige do cidadão: nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral na respectiva circunscrição, filiação partidária e idade mínima fixada para o cargo eletivo pretendido. No caso de prefeito ou vice prefeito, o candidato precisa ter pelo menos 21 anos e, para disputar a vaga de vereador, deve ter 18 anos até a data da posse.

O próximo compromisso dos juízes eleitorais é nesta sexta-feira (30), a partir das 13h, quando acontece a Cerimônia pública para a geração de mídias das eleições 2020.

Como explica Carolina, a atividade consiste, basicamente, na cópia de dados dos candidatos, eleitores e demais tabelas, bem como dos programas que foram lacrados pelo TSE para mídias, para posteriormente serem carregados nas urnas eletrônicas do pleito de novembro.

“Não é a auditoria das urnas eletrônicas, esta acontece no dia 12 de novembro”, conta a chefe da 93ª. Nesta cerimônia, que acontece no cartório no Centro de Piracicaba, participam representantes do MP (Ministério Público), da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e demais juízes eleitorais. “O evento simboliza o início deste processo, que deve durar até a véspera das eleições”.

Erick Tedesco

Leia Mais
Capa JP 27/10/2020
Região de Piracicaba tem queda nos casos de furtos e roubos
Segunda-feira do XV é marcada por chegadas, apresentações e saída
Zé Pedro está internado com suspeita de covid-19

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

2 × 5 =