Casa do Hip Hop tem encontro de danças

danças Henrique Bianchini ministra palestra. ( Paulo Abreu)

A Casa do Hip Hop será palco hoje e amanhã de Encontro de Danças Urbanas. Neste sábado, o evento começa às 14h30. No domingo, às 13h. O encontro envolve dança, palestras e competições. A participação é gratuita.

Segundo o organizador do evento, o professor de dança Oscar Aparecido Rosa, 38, o encontro tem o intuito de juntar as pessoas para entenderem a real história das danças de rua e seus benefícios. “Faz 15 anos que dou aula em Piracicaba e desde 2017 nós fazemos o encontro de danças no último sábado de cada mês. Este ano, iremos juntar grupos de várias cidades, como Campinas, Americana, Limeira, Piracicaba, São Pedro, Cosmópolis e São Paulo”, comentou Rosa.

Hoje, o encontro tem início com um workshop de breaking e hip-hop dance, com a professora de dança Ana Cristina Ribeiro. “Eu danço desde os 13 anos e comecei com o hip-hop logo, por isso decidi fazer um doutorado em artes de cena relacionado ao hip-hop. Nesse workshop, irei juntar essas duas linguagens e tentar de alguma forma levar o conhecimento e motivar quem estiver presente. Acho que isso é plantar uma semente e faz com que a pessoa busque o autoconhecimento”, disse Ana.

Mais tarde, às 15h30, Diogo José da Silva, conhecido como Diogo La Furias, ministra palestra sobre o estilo popping — dança urbana focada em funk original. Às 17h, haverá roda livre, onde os participantes poderão dançar músicas programadas por um DJ.

Amanhã, após uma seletiva das batalhas de all style, que ocorre às 13h, haverá palestra e debate sobre a história das danças urbanas, com o professor de dança e pesquisador da área de danças urbanas Henrique Bianchini. “Tentarei lidar com as dúvidas que o público apresentar no momento. Gostaria que as pessoas aproveitassem a oportunidade, porque, além de tudo, o encontro tem um caráter didático e irá procurar desmistificar o que ainda as pessoas não compreendem sobre a cultura das danças urbanas”, contou Bianchini.

Para encerrar, às 16h, os grupos convidados apresentam suas danças ensaiadas. “Sempre recebemos um público de 100 a 200 pessoas nos encontros. Neste ano, a expectativa é ainda maior, por conta dos convidados. Estamos seguindo o 5º elemento da Casa do Hip Hop, que é o conhecimento, porque tem gente que ainda não compreende o que é a dança e sua história. Com as palestras nesse encontro, nosso intuito é demonstrar que esse mundo de danças urbanas é bem maior do que se imagina”, afirmou Rosa.

SERVIÇO — Encontro de Danças Urbanas. Hoje, às 14h30, e amanhã, às 13h, na Casa do Hip Hop (rua Jaçanã Altair Pereira Guerrine, 188, Higienópolis). Entrada gratuita. Informações: 99724-7615.

(Ana Caroline Lopes)