Casal de jornalistas parte amanhã para jornada literária de Erico Verissimo

Foto: Divulgação

Wanderley e Gloria postarão relatos nas mídias sociais

O casal de jornalistas de jornalistas Gloria Cavaggioni e Wanderley Garcia inicia amanhã (quinta-feira) a jornada literária inspirada no autor Erico Verissimo. A paixão pelo escritor brasileiro, um dos mais populares e relevantes do Brasil no século 20, fez com que Gloria e Wanderley elaborassem o projeto ‘Caminhos Erico Verissimo’. A proposta é a de fazer uma imersão no universo da vida e da obra do escritor gaúcho (1905-1975), autor de ‘O Tempo e o Vento’, ‘Olhai os Lírios do Campo’ e ‘Incidente em Antares’. A saga começa em Porto Alegre (RS) e segue um roteiro de 13 dias, transitando por 2.000 quilômetros no Estado. O público poderá acompanhar os relatos e visitas do casal nas mídias sociais ‘Da Janela Cultural’ (Facebook e Instagram) e também pelo site ‘dajanela.com.br’.

“O roteiro não está fechado. Temos uma programação prévia e vamos fazendo mudanças à medida que a expedição vai acontecendo. Acreditamos que teremos muitas surpresas pelo caminho”, conta Wanderley. A primeira parada deverá ser na Casa Mario Quintana, em Porto Alegre, onde fica a Biblioteca Erico Verissimo. O espaço cultural está localizado no hotel Majestic, onde Quintana morou, no Centro Histórico da Capital gaúcha. “O que pouca gente sabe é que Erico Verissimo também morou uma curta temporada no local, pouco depois de se casar com Mafalda, quando se mudou de Cruz Alta para Porto Alegre.”

A expedição também passará pelo Espaço Força e Luz, que abriga uma exposição dedicada a Verissimo, e fará um tour pelo Centro Histórico da capital, onde há diversas referências à vida e à obra do escritor. Em seguida, o casal irá a Bagé, no Sul do Estado, local da cidade cenográfica do filme ‘O Tempo e o Vento’ (2013), baseado na trilogia de mesmo nome e composta pelos livros ‘O Continente’ (1949), ‘O Retrato’ (1951) e ‘O Arquipélago’ (1962).

Cristiane Bonin
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

2 + 13 =