Durante o mês de janeiro, a concessionária Mirante registrou um aumento de 60% nos casos de extravasamento de esgoto no município. Nesta época de chuvas intensas, o problema se agrava devido à existência de redes pluviais conectadas de maneira irregular no sistema de esgoto.
“Nos períodos de muita chuva, as interligações irregulares de águas pluviais no sistema de esgotamento provocam a sobrecarga da rede de esgoto. Consequentemente, ocorrem extravasamentos em alguns pontos da cidade”, explica o diretor executivo da Mirante, Ozanan Pessoa.
Por isso, Ozanan recomenda que os moradores verifiquem se em suas residências existem interligações entre os sistemas de água pluvial e esgoto. Muitos munícipes, na verdade, até desconhecem a existência dessas ligações irregulares. “Mas é importante que as pessoas conectem corretamente as redes de esgoto e rede pluvial, pois dessa forma contribuem para o adequado funcionamento dos sistemas e evitam problemas decorrentes das ligações irregulares”, acrescenta Ozanan.
Desde 2012, a concessionária Mirante promove ações junto à população no sentido de alertar quanto aos problemas decorrentes da conexão irregular entre redes pluviais e de esgoto.
O correto é que o lançamento de água pluvial – captada em calhas, ralos de quintais e outros pontos – ocorra nas guias das calçadas, de onde ela é carreada para as bocas de lobo. Já o esgoto doméstico deve percorrer um caminho que passa, inicialmente, pela caixa de inspeção antes de ser despejado na rede coletora e seguir para as estações de tratamento de esgoto.
Leia Mais:
- Em Piracicaba, desabamento de obra deixa quatro feridos na CJ do Brasil
- Em Piracicaba, PF cumpre mandado em repressão ao abuso sexual infanto-juvenil
- Laboratório oferece exames gratuitos de colesterol em Piracicaba
- Homem de 41 anos é preso em Piracicaba por tráfico de drogas; ele já possuía passagem
- Estado alerta para frio e ventos a partir desta 4ª feira