Casos suspeitos de Coronavírus em Piracicaba sobem para 49

Atendimento nos bancos começou a ser diferenciado, o que gerou filas e reclamações (Foto: Amanda Vieira/JP)

O número de casos suspeitos do novo coronavírus subiu para 49, com 17 descartados, em Piracicaba, conforme destacou a Secretaria Municipal de Saúde no final da tarde de ontem. Dos 17 novos casos investigados, a maioria (11) é de jovens entre 20 e 50 anos, o que contraria o comportamento da doença registrado até o momento, cujas principais vítimas são pessoas acima dos 60 anos.

ELEITOR
Ainda ontem, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) determinou a suspensão do expediente nas zonas eleitorais, nos postos de atendimento, inclusive Poupatempos, e na Secretaria do Tribunal, no período de 20 a 31 de março, com possibilidade de prorrogação. Os serviços inadiáveis serão mantidos na Secretaria do Tribunal, por meio de plantão presencial com quantitativo mínimo de servidores. A suspensão de expediente foi determinada por meio da Portaria nº 73/2020, assinada pelo presidente do Tribunal, des. Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior.



VELÓRIOS
O vice-prefeito, José Antônio de Godoy, se reuniu ontem com representantes dos grupos funerários Unidas e Bom Jesus. A intenção foi discutir como promover ações para evitar aglomerações nas salas dos velórios. Segundo informações, os grupos são responsáveis por cerca de 3 mil velórios por ano.

Godoy explicou que, desde a última sexta-feira, o prefeito Barjas Negri vem se reunindo com vários segmentos da cidade, procurando ouvir e tirar dúvidas de como todos vão enfrentar o coronavírus, principalmente neste momento de divulgação em massa das medidas preventivas.
Após ouvir os representantes das funerárias, tendo como base a posição tomada pela Prefeitura de São Paulo, entre outras, ficaram definidas as seguintes recomendações: aos velórios que serão realizados a partir de ontem, é recomendado que entrem até no máximo dez pessoas por sala, evitando as aglomerações, principalmente de pessoas idosas, as famílias devem, com as funerárias, discutir a possibilidade de redução do tempo do funeral, das cerimônias religiosas e de sepultamento, inclusive no crematório.

As pessoas devem evitar, se possível, velórios em residências, igrejas, auditórios e salões nobre.

Durante esse período, as funerárias vão propor às famílias a divisão dos velórios nos Cemitérios da Saudade, Vila Rezende e Parque da Ressurreição, e no velório Tupi.

Por recomendação do Ministério da Saúde, mortos com confirmação ou suspeita de contaminação pelo coronavírus devem ser sepultados em urnas lacradas. Ainda segundo recomendação do Ministério da Saúde, sepultamento de corpos com confirmação ou suspeita de contaminação pelo coronavírus devem, preferencialmente, ocorrer em quatro horas (entre o horário do óbito e o sepultamento).

SEMAE
O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) anunciou ontem medidas de prevenção a disseminação do coronavírus em Piracicaba. A partir da próxima segunda-feira (23), vai disponibilizar plataforma digital com mais de 30 serviços on-line. “Implantando novos procedimentos em relação ao atendimento ao público, a população poderá solicitar e receber serviços sem se dirigir ao Semae, utilizando todos os meios de comunicação remota”, informou em nota superintendente administrativo da autarquia, Walter Castilho. “A Central de Atendimento continua atuando 24 horas, de segunda a segunda, gratuitamente, pelos canais 115 ou 0800 772 9611”, completou.

Segundo o Semae, a limpeza nos setores foi intensificada, bem como a disponibilização de álcool em gel em todos os corredores do prédio. Para evitar aglomerações, foi providenciado o cancelamento de todos os cursos, treinamentos e viagens.

A autarquia também aderiu a novos procedimentos de limpeza em suas unidades, como desinfecção com álcool de maçanetas, corrimões, espaços de café, cozinhas, áreas coletivas de impressão, portarias e todos espaços coletivos em geral, durante todo o dia.

O controle de frequência dos servidores do Semae, hoje realizado por meio de biometria, será realizado através de crachás de identificação que estão sendo providenciados.

Os pontos turísticos Museu da Água e Aquário Municipal, serão fechados a partir de amanhã, assim como o Auditório do Museu da Água, que teve toda a agenda cancelada.

BANCOS E COMÉRCIO
A Febraban (Federação Nacional de Bancos) recomenda aos clientes e usuários do setor bancário que, atendendo às recomendações das autoridades sanitárias, evitem deslocar-se para as agências bancárias e deem preferência a usar produtos e serviços dos bancos por meio dos canais remotos disponíveis para a população.

A entidade enfatizou que, pelo celular e pela internet, os usuários podem fazer, com segurança, pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, agendamento de pagamentos e contratação de serviços e empréstimos, entre outros.

Nos aplicativos e Internet Banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento. Os canais de atendimento por telefone também estão funcionando normalmente.

“Ao evitar voluntariamente ir às agências bancárias, todos colaborarão para que os bancos possam priorizar o atendimento aos grupos mais vulneráveis, protegendo todos, inclusive os bancários, com a redução do fluxo de pessoas necessária aos esforços contra a disseminação do vírus Covid-19”, informou em nota.

A federação assegurou que as agências bancárias permanecem abertas, com atendimento aos clientes, priorizando os públicos mais vulneráveis, como o de aposentados e pensionistas. O atendimento bancário, portanto, está garantido a todos.

A Febraban informou que cumpre orientação do Banco Central para enfrentar as dificuldades trazidas pela pandemia de coronavírus, os bancos deverão, pontualmente e por períodos limitados de tempo, alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas.

Os clientes serão informados pelos canais de comunicação de cada banco. O setor se compromete a assegurar a prestação de serviços essenciais.

O Sincomércio Piracicaba e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Piracicaba assinaram na manhã de ontem um termo de aditamento na convenção coletiva do trabalho, com o objetivo de amenizar os efeitos negativos da pandemia do coronavírus no comércio varejista e preservar a saúde dos funcionários.

O presidente do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), Wagner da Silveira, divulgou um vídeo reforçando o pedido para que os sindicatos filiados à entidade continuem ajudando a população de Piracicaba a combater a epidemia do coronavírus.
Apesar de o município não ter até esta data nenhum caso confirmado da doença, o sindicalista defendeu a união de trabalhadores e empresários para ‘combater a epidemia que está tomando conta e apavorando a todos’.

PROFESSORES
Ontem, o governador João Doria anunciou a antecipação das férias e recesso escolar de 150 mil professores da rede estadual. Além das duas semanas de férias que estavam previstas para o mês de julho, terão início na próxima segunda (23) as duas semanas de recesso que aconteceriam em abril e outubro definidas no novo calendário. A medida será publicada em Diário Oficial desta sexta-feira (20).

A Secretaria da Educação já havia autorizado o trabalho remoto para servidores com 60 anos ou mais, gestantes e portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes não controlada, hipertensão, pessoas em tratamento oncológico, lúpus e HIV que atuem nas escolas, diretorias de ensino e órgãos centrais.

Entre abril e maio, a Secretaria da Fazenda e Planejamento deve efetuar o pagamento das férias a 150 mil professores da rede estadual. Estima-se a destinação de R$ 130 milhões para efetivar o pagamento.

A partir da semana que vem, 100% das aulas ficam suspensas por tempo indeterminado e não haverá atendimento ao público nesse período. Para garantir rotinas administrativas essenciais, como preservação do patrimônio, limpeza, pequenos reparos e gestão de financeira, serão mantidos funcionários e equipe gestora nas escolas.

MORTES NO ESTADO
Ontem o Estado de São Paulo confirmou a quinta morte relacionada a Covid-19. Trata-se de um homem de 77 anos, com comorbidade, que residia na cidade de São Paulo.

As outras quatro mortes foram registradas até anteontem, também com residência na Capital. Houve retificação do município de residência do homem de 81 anos que era morador de São Paulo, mas havia sido inserido inicialmente em sistema como de Jundiaí.

São Paulo também registra 286 casos confirmados. Desse total, quatro residem em outros Estados e dois em outro país. Em todo o país, as mortes em razão do novo coronavírus subiram para seis até as 19h de ontem, conforme atualização divulgada pelo Ministério da Saúde. Já os casos confirmados da doença saíram de 428 para 621 nos últimos dois dias.

Beto Silva