Castrações seguem suspensas e sem previsão de retomada

Foto: Amanda Vieira/JP

Neste ano foram castrados 1.200 animais, sendo 583 cães e 617 gatos; Castramóvel permanece sem uso

A castração de cães e gatos segue suspensa e sem previsão de retomada em Piracicaba. A Secretaria de Saúde do município informou que o agendamento para o procedimento, que é realizado pelo Canil Municipal do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), segue parado devido à pandemia de covid-19, uma vez que ainda faltam no mercado, para reposição, medicamentos e insumos que são utilizados para o procedimento, tanto nas UTIs, como para as cirurgias realizadas no CCZ.

Segundo a pasta, os medicamentos em estoque seguem racionados para garantir o tratamento dos animais que estão acolhidos no setor e casos de urgência e emergência. A Saúde informou que a unidade do Castramóvel permanece no CCZ e o início do funcionamento será definido após o término do período de pandemia. A pasta informou que, de janeiro a abril foram castrados 1.200 animais, sendo 583 cães e 617 gatos.

A vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos), apresentou, nesta semana, requerimento pedindo informações quanto o serviço de castração de cães e gatos no município. No documento, a parlamentar destacou que o agendamento estava suspenso desde 7 de abril, sem previsão de retorno. Para Alessandra, o Canil Municipal informou que a suspensão no agendamento de castrações “ocorreu por conta da pandemia da Covid-19, que dificultou a reposição de insumos e medicamentos necessários para o procedimento”. Em fevereiro a vereadora já havia questionado o Executivo quanto à contratação de clínica veterinária para prestação de serviços de castração dos animais.

A prefeitura informou na ocasião que “o município foi contemplado com emenda no valor de R$ 100 mil para aquisição de cirurgias de castrações com elaboração de plano de trabalho pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses, em que seriam contratadas clínicas veterinárias para execução desses serviços mediante processo licitatório”.

Beto Silva

[email protected]

Leia Mais:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

2 + dez =