Casvi vai realizar teste rápido de HIV na Casa do Hip Hop

Testa é rápido, seguro e indolor | Foto: Divulgaçaão

A ONG Casvi, por conta da Semana do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, lembrado no último dia 1º de dezembro, oferece testagem rápida para o HIV por coleta de fluído oral este sábado (5) na Casa do Hip Hop. Será das 13 às 16h. É gratuito, sigiloso e indolor”, ressalta o coordenador da entidade, Anselmo Figueiredo.

Seis voluntários da Casvi participam da ação, revela Figueiredo. São dois no atendimento à coleta e mais quatro no auxílio para preenchimento de formulário das pessoas. Também farão orientações sobre prevenção às IST HIV e AIDS, além de distribuição de preservativos femininos e masculinos.

“Fluido oral não é a saliva. É formada na região da mucosa, entre a parede da bucheca e a gengiva”, avisa. O teste é um diagnóstico precoce. “É uma tecnologia importada dos Estados Unidos e está no Brasil desde 2013”, destaca Figueiredo. O que identifica no fluído é se tem anticorpos para o HIV. “É totalmente confiável, 99%”.

A testagem, ele pondera, serve apenas para o HIV, e demais testes podem ser feitos no Cedic (Centro de Doenças Infecto Contagiosas), na rua do Trabalho, 634.

Figueiredo lembra de um projeto na Casvi iniciado em 2014, o Quero Saber, iniciado junto a outras cinco entidades de São Paulo para desenvolver este projeto-piloto, que durou até 2019. Nestes cinco anos, por meio desta parceria que também envolvia a Unesco, explica Figueiredo, a ONG identificou 84 casos confirmados, os chamados reagentes positivos, que tinham HIV.

“Não dá para falar por este teste que a pessoa tem Aids, porque são duas coisas distintas”.

Na conta de Figueredo, neste período, foram realizados mais de 10 mil testes por meio deste projeto no Casvi, no entanto, ele aponta que a procura por este teste e outras informações ainda são baixas. “Mas continuamos fazendo teste rápido na ONG. Temos um plantão de atendimento, com horário agendado, que serve também para orientação, recebimento de denúncia etc”, avisa.

Erick Tedesco

Leia mais



DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

1 × 5 =