A Igreja Católica deu início nesta quarta-feira (26) ao tempo da Quaresma com as celebrações da Quarta-feira de Cinzas. Em Piracicaba, uma missa na Catedral Santo Antônio, presidida pelo bispo dom Fernando Mason e concelebrada pelo vigário-geral e pároco da Catedral, monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli reuniu padres e fiéis.

A Quaresma é um tempo em que todos os cristãos são chamados a mudanças de postura de vida e à conversão, em preparação para a Semana Santa e Tríduo Pascal. Este é o momento litúrgico mais significativo para os católicos. “Este é o tempo de jejum, oração, penitência, solidariedade e conversão”, definiu a Diocese.

É também na Quaresma que a Igreja reflete o tema e o lema da Campanha da Fraternidade, que em 2020, traz como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

Para a igreja, em meio a tantas questões do cotidiano, neste ano os católicos são convidados a uma reflexão e um olhar mais atento e detalhado sobre o significado da vida e a encontrar caminhos para que este sentido seja fortalecido ou reencontrado.

“É por isso que a Campanha da Fraternidade 2020 proclama que a vida é dom e compromisso. Seu sentido consiste em ver, solidarizar-se e cuidar”, diz o texto-base da campanha.

A equipe diocesana da Campanha da Fraternidade, que tem como animador o diácono permanente Edgard Oliveira Batista, desenvolveu, nas sete regiões pastorais, encontros de formação, que contou com a participação de aproximadamente 1.200 agentes de pastorais e fiéis leigos e leigas que, após a formação, são chamados a ser multiplicadores das informações recebidas em suas respectivas paróquias e comunidades, principalmente no período quaresmal.

Nesta quarta-feira, 26, o papa Francisco divulgou mensagem por ocasião da Campanha da Fraternidade 2020. No texto, o pontífice diz se alegrar com a realização, no período quaresmal, da Campanha da Fraternidade, anunciando a importância de não separar a conversão dos serviços aos irmãos e irmãs, sobretudo os mais necessitados.

Beto Silva
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

treze − 4 =