A Catedral de Santo Antônio recebeu a
A Catedral de Santo Antônio recebeu a "Missa dos Santos Óleos" na última quarta-feira (17) (Foto: Claudinho Coradini/JP)

A Semana Santa começou no último domingo (14), celebração também chamada de Semana Maior, o momento mais importante da Liturgia Católica, que segue até este domingo (21). Durante este período, todas as paróquias e quase-paróquia que compõem a Diocese de Piracicaba realizam celebrações litúrgicas, tendo como ápice o Tríduo Pascal (entre hoje, amanhã e sábado), a Ressurreição do Senhor Jesus na Vigília Pascal e no domingo de Páscoa.

Hoje às 20h, fazendo parte da programação litúrgica, acontece a Missa da Ceia do Senhor, quando a igreja dá início ao Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores.

Amanhã, na Sexta-feira Santa, ocorre a Celebração Litúrgica da Paixão e Morte de Jesus, a partir das 15h. A missa apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. Há um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da santa cruz, momento em que esta é apresentada solenemente à comunidade.

No sábado (20), a partir das 21h é a vez da Solene Liturgia da Vigília Pascal. A celebração da Vigília Pascal é marcada por rituais que simbolizam a fé Naquele que venceu a morte. Todos os elementos especiais da vigília querem ressaltar o conteúdo fundamental da noite: a Páscoa do Senhor, Sua passagem da morte para a vida.

E no domingo (21), finalizando a programação, acontece o Domingo da Ressurreição, com horário de acordo com cada paróquia. Neste dia, é lembrado quando, depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi depositado no sepulcro e ali permaneceu até a manhã da ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados e os anjos testemunharam

SEMANA SANTA

A programação litúrgica começou com a missa do Domingo de Ramos, no último domingo, quando se recorda a entrada triunfal de Jesus na cidade Santa de Jerusalém. Na segunda, terça e quarta-feira, a Liturgia apresentou textos bíblicos que enfocaram a missão redentora de Cristo.

Na noite de ontem, aconteceu na Catedral Santo Antônio, a Missa do Crisma, também chamada de “Missa dos Santos Óleos”, quando são abençoados os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e também é confeccionado o óleo do Santo Crisma.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

12 + 13 =