‘Causos de Pescadô’ libera próximos episódios

Foto: Divulgação

Cia. Espetaquêra coloca no ar novos capítulos entre hoje e domingo no YouTube

O segundo episódio do espetáculo ‘Causos de Pescadô’ vai ao ar hoje, quinta-feira, às 20h. A estreia da peça teatral virtual aconteceu na semana passada, com a exibição transmitida entre os dias 24 e 27 de junho. A produção e da Cia. Espetaquêra, em projeto cultural contemplado pela Lei Emergencial Aldir Blanc. Novos capítulos serão postados até este domingo, completando a série de quatro episódios. Para acessar a programação, basta buscar no YouTube ‘causos de pescadô’. O projeto é composto por duas temporadas e apresentam duas histórias, cada um com quatro dias de veiculações, no canal da Cia. Espetaquêra de Artes.

Os vídeos contam com legenda para acessibilidade auditiva e cada um tem 25 minutos de duração. A classificação indicativa é livre e o público alvo são todos os interessados no universo caipira, regionalismo, estudantes e pesquisadores de diferentes culturas e manifestações artísticas.

ROTEIRO
Baseada na cultura piracicabana, a narrativa adotada na dramaturgia do espetáculo vem formulada em conversas de pescadores, com seus sotaques, dificuldades de utilização da tecnologia, e claro: seus causos! Toda a encenação se passa em uma chamada de vídeo entre dois velhos amigos. É o entrelaçamento das histórias de pescaria com outras histórias do cotidiano que acabam compondo um amplo imaginário e cenário simbólico mediante os quais a vida é ressignificada, especificamente em tempos de pandemia.

“O objeto da pesquisa foi a comunidade ribeirinha de Piracicaba e jeito peculiar de se falar. O sotaque piracicabano ‘é uma grife do Estado de São Paulo’”, comenta Carlos ABC. “O dialeto é o primeiro bem imaterial tombado pelo órgão do patrimônio histórico municipal, que já registra 120 bens tombados na cidade, na maioria imóveis, logradouros e monumentos”, completou o diretor do espetáculo.

Cristiane Bonin
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

20 + 12 =