Cavalo idoso, debilitado e com carrapatos é resgatado na cidade

Cavalo foi levado para um sítio particular para desfrutar sua aposentadoria (Divulgação)

Um cavalo com idade entre 15 e 20 anos, foi resgatado de uma propriedade, no bairro Santa Isabel. Aparentemente debilitado, abaixo do peso e infestado por carrapatos, durante muitos anos foi usado em carroças e charretes. Teve mais de 20 donos e atualmente estava em posse de um idoso, que é deficiente visual e não tinha recursos em manter o animal.

A protetora e vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos) esteve na propriedade, acompanhada de policiais civis da Deic) Divisão Especializada de Investigações Criminais), Pelotão Rural da Guarda Civil e as veterinárias voluntárias Carolina Liberato e Cristina Barbosa, na segunda-feira (04).

“Recebemos a denúncia pela internet. Quando olhamos o cavalo percebemos que está com bicheira, que possivelmente lhe causaram a perda da audição. Também está com problemas dentários sérios que dificultavam para comer. Os cascos também necessitam de cuidados, pois também podem ficar com bicheiras. Caso não fosse retirado da propriedade não tinha condições de durar uma semana”, disse Alessandra.

A protetora destacou que ao longo de sua vida, o animal teve mais de 20 donos e possivelmente foi cedido para o atual tutor, que também usou-o para charrete. “Podemos dizer que a situação é de maus-tratos, mas culposa (sem intenção), pois percebemos que o responsável não teve o dolo de deixar o animal nesse estado, porque também tem uma situação precária. Infelizmente, nesses casos é preciso conscientização das pessoas, pois os animais não precisam somente de água e comida, mas também cuidados. Caso a pessoa não tenha condições de manter um animal em casa é melhor que não tenha”, advertiu Alessandra.

Após longos anos de “trabalho escravo” como a protetora diz, o cavalo foi encaminhado para um sítio particular, onde poderá desfrutar de sua aposentadoria. “Conseguimos apoio para ração, suplementos e medicamentos necessários. A partir de agora o cavalo terá nova vida”, disse.

CAMPANHA CCZ
A vereadora iniciou uma campanha para incentivar a adoção de 70 cães que esperam um lar no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Os interessados podem entrar em contato com a protetora, ela já disponibilizou fotos dos animais em suas redes sociais.

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

12 + cinco =