CCZ volta agendar castração a partir de amanhã

(Moreno Moura)

Após quatro meses suspenso, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) retoma o agendamento de castração a partir desta quarta-feira (04). O secretário de Saúde, Filemon Silvano, reforça que os procedimentos haviam sido suspensos devido à pandemia do novo coronavírus, pois estavam em falta no mercado, para reposição, medicamentos e insumos que são utilizados para o procedimento como anestésicos e relaxantes musculares que também são utilizados em humanos na rede de Saúde.

Iinicialmente serão realizadas uma média de 30 cirurgias por dia, dividida entre cães e gatos, sendo 20 pela manhã e dez à tarde. O meio para fazer o agendamento permanece pelas unidades de saúde da Atenção Básica: Crab (Centro de Referência à Atenção Básica), USF (Unidade de Saúde da Família) e UBS (Unidade Básica de Saúde), bem como pela Centrus (Central de Relacionamento com o Usuário SUS). Interessados pelo serviço público devem estar cadastrados na USF do bairro em que residem e ir pessoalmente fazer o pedido. A matrícula na unidade pode ser feita no momento do agendamento da castração, mediante apresentação de CPF, RG e comprovante de endereço recente.

APOIO Incentivadora do bem-estar animal, a vereadora e protetora Alessandra Bellucci (REP) também foi uma das responsáveis pela retomada das castrações na cidade. “A volta da castração é a retomada de várias ações em prol aos animais em uma única ação. Castrar é evitar abandono, maus-tratos, animais na posse de tutores irresponsáveis, animais nas ruas. Uma grande força-tarefa é esperada para que os que ficaram sem esse benefício possam agora, usufruir”, disse. Ainda de acordo com a protetora, a luta pelo bem-estar animal continuará junto ao poder público, por meio de “indicação pronta para apresentar na Câmara dos Vereadores, a ponto de que, com ela, possamos chegar aos animais mais carentes e distantes”. disse

FUNCIONAMENTO CCZ funcionam em novo horário: de segunda a sexta- -feira, das 7h às 16h, de sábado, domingo e feriados das 7h às 12h. O Centro fica a rua dos Mandis, s/n°, bairro Jardim Jupiá. Mais informações pelo telefone (19) 3427-2270.

Da Redação

Leia Mais:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

2 + 7 =