CDL: Abaixo do esperado, venda do Dia das Crianças tem aumento de 3,2%

Expectativa era das vendas aumentar, pelo menos, 6,8% em relação ao ano passado | Foto: Claudinho Coradini/JP

As vendas do Dia das Crianças neste ano tiveram crescimento abaixo do esperado. Segundo levantamento da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Piracicaba, o acréscimo no faturamento dos comerciantes com o último feriado foi de 3,2%, em relação ao ano passado, quando a expectativa da entidade era de 6,8% e pesquisa prévia apontava para crescimento de 7,3%.


Os segmentos com mais vendas foram de brinquedos, com 52%; jogos eletrônicos, celulares e similares, com 29%; roupas e calçados, 14%; e outros, 5%. Para chegar ao resultado, a CDL ouve lojistas de todos os corredores comerciais da cidade.


A expectativa da entidade para este ano, com a retomada das atividades não essenciais, era de manter o índice de crescimento do ano passado, que foi de 6,8%.


Além do cenário de expansão do comércio eletrônico – a pesquisa não levou em consideração esse setor -, como o levantamento leva em conta o valor das vendas e não quantidade, o presidente da CDL, Antônio Pedro de Carvalho, avalia que – pelas incertezas da pandemia – os consumidores optaram por opções mais baratas de presentes neste Dia das Crianças.


“Houve uma variação no tipo de presente. Parece que não é nada, mas, por exemplo, a expectativa no segmento de brinquedos, jogos eletrônicos, celulares e similares era 86%, no entanto, ele diminuiu praticamente 7%. O que aconteceu? A pessoa que ia comprar um celular partiu para um brinquedo, uma roupa ou por outro produto mais em conta”, relata.

LEIA MAIS:


A expectativa dos lojistas agora, conforme lembra Carvalho, está voltada para as vendas de dezembro, em especial o Natal. Comerciantes apostam na data, inclusive, para decidir se permanecem ou não com os negócios.

Carvalho afirma que a entidade planeja realizar levantamento para avaliar o desempenho do comércio eletrônico na cidade.

Andressa Mota

[email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

nove − 1 =