
As vendas do Dia das Crianças neste ano tiveram crescimento abaixo do esperado. Segundo levantamento da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Piracicaba, o acréscimo no faturamento dos comerciantes com o último feriado foi de 3,2%, em relação ao ano passado, quando a expectativa da entidade era de 6,8% e pesquisa prévia apontava para crescimento de 7,3%.
Os segmentos com mais vendas foram de brinquedos, com 52%; jogos eletrônicos, celulares e similares, com 29%; roupas e calçados, 14%; e outros, 5%. Para chegar ao resultado, a CDL ouve lojistas de todos os corredores comerciais da cidade.
A expectativa da entidade para este ano, com a retomada das atividades não essenciais, era de manter o índice de crescimento do ano passado, que foi de 6,8%.
Além do cenário de expansão do comércio eletrônico – a pesquisa não levou em consideração esse setor -, como o levantamento leva em conta o valor das vendas e não quantidade, o presidente da CDL, Antônio Pedro de Carvalho, avalia que – pelas incertezas da pandemia – os consumidores optaram por opções mais baratas de presentes neste Dia das Crianças.
“Houve uma variação no tipo de presente. Parece que não é nada, mas, por exemplo, a expectativa no segmento de brinquedos, jogos eletrônicos, celulares e similares era 86%, no entanto, ele diminuiu praticamente 7%. O que aconteceu? A pessoa que ia comprar um celular partiu para um brinquedo, uma roupa ou por outro produto mais em conta”, relata.
LEIA MAIS:
- Mega-Sena deve pagar R$ 22 milhões neste sábado
- Pelo Carioca, Flamengo recebe o Macaé no Maracanã, neste sábado
- Presidente do XV de Piracicaba visita o prefeito Luciano Almeida
- Radicado em Piracicaba, jovem atleta disputa Grand Slam de Taekwondo
- XV de Piracicaba enfrenta o Velo Clube no Barão da Serra Negra
A expectativa dos lojistas agora, conforme lembra Carvalho, está voltada para as vendas de dezembro, em especial o Natal. Comerciantes apostam na data, inclusive, para decidir se permanecem ou não com os negócios.
Carvalho afirma que a entidade planeja realizar levantamento para avaliar o desempenho do comércio eletrônico na cidade.
Andressa Mota