CDL aponta crescimento de até 25% nas vendas da ‘black friday’

Entidade afirma que o setor de eletroeletrônico deve ter o maior percentual | Foto: Amanda Vieira/JP

A época do ano conhecida e esperada pelos consumidores pelas promoções, a “black friday” será em 27 de novembro. A CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Piracicaba aponta crescimento entre 20 a 25% das vendas neste ano, se comparar ao mesmo período de 2019.


De acordo com a entidade, o segmento que tem a maior expectativa de crescimento é o de eletroeletrônicos, puxado pelos televisores, celulares, tablets, geladeiras, fogões, entre outros produtos. Apenas para esse setor a expectativa é que o aumento seja de 12% em relação à “black friday” de 2019.

“São compras que, devido ao achatamento dos salários e desemprego, não puderam ser concretizadas devido aos valores”, avalia o presidente da CDL, Antonio Pedro Carvalho.


Carvalho comenta ainda que, dependendo das vendas via internet, o percentual de crescimento do faturamento pode aumentar. “Um outro ponto de maior relevância que deve ser levado em conta são as vendas online, que em contra partida das lojas físicas, deslancharam. As pesquisas indicam um aumento de 23% na pandemia, sendo que o sistema ‘retire na loja’ aumentou 24% no ano passado e, esse ano, deve passar de 50%”, afirma.

LEIA MAIS:


Carvalho lembra que as vendas online interferem no desempenho das lojas físicas, que – pela pandemia, precisam seguir protocolos como quantidade de pessoas nas lojas, uso de máscara, álcool em gel, entre outros. “Mas pouco a pouco as lojas vão s adaptando”, avalia. “Outro dado que ajudará é o aumento das vagas de emprego em setembro que atingiu 448, segundo o Caged”, complementa.


Para a mesma data, em nota divulgada no fim de outubro, o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de Piracicaba aponta para crescimento de 3% nas vendas do comércio, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a entidade, é um cenário melhor do que o previsto no início da pandemia da covid-19.

Andressa Mota

[email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

19 − 12 =