Ceia com alimentos que atraem sorte

Nutricionista Lívia Nogueira, ensina o passo a passo de pratos para a ceia que levam ingredientes. (Foto: Divulgação)

oportunidades, boas vibrações. O que você deseja para 2020? Para quem acredita em superstições, a virada do ano é marcada por muitas simpatias e tradições e uma delas é o que comer na virada do ano

Há quem acredite que certos alimentos, como a lentilha, a romã, a uva, o arroz e o porco, quando consumidos no dia da ceia, podem trazer boa sorte para o ano que se inicia. Mas, mesmo para quem não é supersticioso, ainda é uma boa ideia ter esses ingredientes à mesa!



Todos esses exemplos são saudáveis e ricos em diversos nutrientes e benefícios para o organismo. Logo, vale acrescentá-los na ceia, tanto para as simpatias de Réveillon como também para começar um novo ano com mais saúde”, ressalta a nutricionista do Oba Hortifruti, Lívia Nogueira.

Confira abaixo os benefícios desses alimentos, as simbologias envolvidas, e deixe sua ceia mais saborosa e cheia de significado!

A lentilha, que simboliza prosperidade e fartura, ainda é rica em proteínas, fibras, ferro e ácido fólico.

Comer romã ou uva e colocar as sementes na certeira dizem por aí que elas atraem mais dinheiro. As frutas são fontes de vitaminas C, K, ácido fólico, potássio e fibras e fazem bem para saúde.

O arroz para os orientais, representa fartura, abundância e felicidade.

Já o porco em algumas culturas, também representa a prosperidade. Mas a melhor parte vem agora: as receitas para você entrar em 2020 com tudo!

Salada de Romã

1 maço de Alface Americana

1 Romã grande

Rúcula a gosto

2 fatias de abacaxi

Ricota picada a gosto

MOLHO

200 ml de Iogurte natural desnatado, folhas de hortelã, romã, azeite de oliva a gosto, suco de 1 limão, pimenta do reino a gosto, sal a gosto

Modo de preparo:

Rasgue com as mãos as folhas, pique o abacaxi em cubos e junte com as folhas. Corte as romãs solte as sementes. Corte a ricota também em cubos e junte com as folhas.

Sopa de Lentilha

1 xíc. (chá) de lentilha

1/2 xíc. (chá) de cebola cortada em rodelas

1 col. (sopa) de manteiga

1/4 de xíc. (chá) de cenoura

1 xíc. (chá) de aipo cortado

1 dente de alho picado

1/2 col. (chá) de alecrim

1/2 col. (chá) de orégano

1/2 col. (chá) de salsa picada

1 col. (chá) de pimentão

1 litro de água filtrada

Sal a gosto

Modo de fazer

Deixe a lentilha de molho por 10 minutos e cozinhe em seguida, até chegar ao ponto al dente e reserve. Em uma frigideira aqueça metade da manteiga e doure a cebola e reserve. Em uma panela aqueça o restante da manteiga e refogue a cenoura, o aipo e o alho. Junte a lentilha, a cebola grelhada, o pimentão, a água e o sal. Tampe e deixe cozinhar por cerca de 25 minutos.

Filé mignon suíno com laranjas

Para a calda

4 laranjas

3 folhas de louro

12 grãos de pimenta-do-reino

2 e 1/2 xícaras de azeite

3/4 de xícara de vinho branco seco

2 col. (chá) de sal grosso

Para o filé suíno

1 kg de filé-mignon suíno

8 rodelas de laranja

2 col.(sopa) de tomilho

1 col. (sopa) de sal grosso

3 col. (sopa) de açúcar de coco

Modo de preparo:

Calda

Corte duas laranjas, esprema o suco e reserve. Corte as duas outras laranjas em rodelas finas sem descascar, coloque-as numa panela com o louro, a pimenta, azeite, o vinho branco, o suco da laranja e ponha água até cobrir as laranjas. Cozinhe por uns 25 minutos.

Filé suíno

Ponha a carne em uma superfície, polvilhe o sal grosso e metade das folhas de tomilho, espalhe por cima o açúcar, apertando firme. Coloque, o filé-mignon numa chapa com o açúcar virado para baixo. Espalhe na mesma chapa, uma colher (sopa) de açúcar e ponha as rodelas de laranja. Vire a carne, para dourar todos os lados.

Da Redação