Celebrações da Semana Santa vão ser transmitidas via on-line

Diocese pede que acompanhem as celebrações pelas redes sociais, enfeitando a porta das casas com ramos. (Foto: Amanda VIeira/JP)

A Diocese de Piracicaba divulgou ontem a programação para a Semana Santa, celebrada de 28 de março a 4 de abril. O momento é considerado o mais importante da Liturgia Católica. Durante este período, todas as paróquias e a quase paróquia que compõem a Diocese vão realizar celebrações litúrgicas, tendo como ápice o Tríduo Pascal, que se inicia na quinta- -feira (Ceia do Senhor) e se encerra no Domingo de Páscoa.

Considerando as medidas do plano emergencial do Governo do Estado de São Paulo contra a covid-19, que determina a proibição de realização de atividades coletivas (como missas e cultos), mas permite a abertura dos templos, igrejas e similares para manifestação de fé individual, e as orientações e decretos municipais da Diocese de Piracicaba no tocante à restrição de circulação de pessoas, permanecem válidas as orientações apresentadas em comunicado diocesano do dia 12 de março no qual estão suspensas as celebrações comunitárias presenciais enquanto perdurar a fase emergencial. As missas devem ser transmitidas pelas redes sociais.

A programação litúrgica da Semana Santa começa com a missa do Domingo de Ramos, celebrada no dia 28.

Devido a pandemia da covid-19, excepcionalmente neste ano, a Missa do Crisma, também chamada “Missa dos Santos Óleos”, que aconteceria na quinta-feira da Semana Santa, ocorreu de forma antecipada ontem.

O Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor abre, por excelência, a Semana Santa, pois celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição.

Este ano, com a impossibilidade da participação dos fiéis presencialmente na celebração, a Diocese pede que acompanhem o rito da transmissão das celebrações pelas redes sociais, enfeitando a porta das casas com ramos bentos.

CELEBRAÇÕES

O bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, vai presidir as seguintes celebrações na Semana Santa, na Sé Catedral Santo Antônio:

28/03 – 10h30 (Domingo) – Missa do Domingo de Ramos

01/04 – 19h (Quinta-feira Santa) – Missa Vespertina da Ceia do Senhor

02/04 – 15h (Sexta-Feira Santa) – Celebração Litúrgica da Paixão e Morte de Jesus

03/04 – 19h (Sábado Santo) – Solene Liturgia da Vigília Pascal

04/04 – 10h30 (Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

6 + 19 =