Cemitérios devem receber 15 mil pessoas neste domingo; data é a segunda com maior visitantes

Foto: Alessandro Maschio/JP

Devido ao Dia das Mães, a Diocese de Piracicaba vai realizar celebrações nos cemitérios da cidade

O Dia das Mães é a segunda data com maior movimentação de visitantes nos cemitérios de Piracicaba, perdendo apenas para o Dia de Finados (2 de novembro). Para este domingo (8), a Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), responsável pelos cemitérios municipais, estima que aproximadamente 15 mil pessoas devem passar pelos cemitérios municipais da Saudade e da Vila Rezende. Por conta da movimentação, a pasta informou que o ideal é que a limpeza nas sepulturas seja realizada pelos munícipes até o sábado (7) com o objetivo de manter a organização e garantir que todos circulem com segurança e tranquilidade no domingo.

A prefeitura informou que, neste domingo, equipes da Guarda Civil e da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) vão estar nos cemitérios para cuidar da segurança e do trânsito.

CELEBRAÇÕES
Devido ao Dia das Mães, a Diocese de Piracicaba vai realizar celebrações nos cemitérios. No Cemitério da Saudade não vai ter missa no domingo, mas sim, na segunda-feira (9), às 7h, pelas mães falecidas. Até esta quarta-feira (4), não estava definida a celebração no cemitério na Vila Rezende.

Já no Cemitério da Ressurreição, os visitantes vão participar de uma experiência diferente. A Acembra (Associação dos Cemitérios e crematórios do Brasil) e o Sincep (Sindicato Cemitérios e crematórios do Brasil) vão promover o evento “Que bons ventos levem’.

O visitante vai poder escolher a cor que melhor representa o sentimento e escrever uma mensagem ou oração e colar em um varal, o varal dos sentimentos.

A cada duas horas o varal será solto e preso a um balão para que os ventos possam levar as mensagens. “Para esopalhar os nossos sentimentos e as nossas energias, iremos amarrar este varal de duas em duas horas em um balão e soltaremos para que os bons ventos os levem”, explicam os organizadores. Na legenda das cores, o azul representa eternidade; o branco, a paz; o vermelho, o amor; o verde, a esperança e o amarelo simboliza o perdão.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

18 + dezenove =