Cemitério da Vila Rezende tem 769 túmulos em estado de abandono e o Saudade contabiliza 279. (foto: Amanda Vieira/JP)

Os dois cemitérios públicos de Piracicaba possuem mais de 1mil sepulturas em estado de abandono. De acordo com os últimos decretos publicados pela prefeitura convocando os proprietários de sepulturas consideradas abandonadas pela Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), no Cemitério da Saudade eram 279 túmulos enquanto que no Cemitério da Vila Rezende eram 769 jazigos nessa situação.
De acordo com a administração municipal, a concessão é perpétua desde que o concessionário mantenha a sepultura inviolável e efetue os pagamentos.

O concessionário perde a sepultura se não efetuar o pagamento da concessão, não construir, conservar ou não realizar manutenção no jazigo da família. “Vale lembrar que a concessão é um direito de uso de espaço público”, informou a prefeitura.

Para a dministração municipal, a situação de abandono é caracterizada quando o concessionário responsável sobre uma sepultura não atende aos chamados públicos para regularizar o cadastro e efetuar o pagamento referente à aquisição da concessão no cemitério, realizar reforma ou construção da sepultura e, principalmente, conservá-la inviolável, ou seja, sem rachaduras, afundamentos ou avarias na estrutura física que podem acarretar problemas futuros para o bem da saúde pública dos cemitérios.

De acordo com as as informações da assessoria de imprensa da Sedema, até o momento, foram retomadas sepulturas de duas quadras do Cemitério da Vila Rezende O setor, no entanto, não informou o total de túmulos retomados até o momento.

VENDA

Após a retomada das sepulturas, os restos mortais são encaminhados para o ossário do Cemitério da Saudade e as sepulturas são vendidas. Na Vila Rezende, um sepultura custa R$ 4.633,98. Já no cemitério da Saudade, não há unuidades disponíveis à venda e a aquisição se dá apenas por leilão. Em fevereiro, quando foi realizado o último leilão, a seultura foi adquirida ao custo de R$ 9 mil.

 

Beto Silva
[email protected]

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

9 + 16 =