A cena pós final de semana na Rua do Porto sempre se repete. O Rio, que já sofre com a estiagem prolongada deste ano, também fica à mercê do lixo que a população – que aproveitou os dias de folga para contemplando sua beleza – deixa às margens dele.


Fotos tiradas na última segunda-feira (5) de manhã, enviadas por Marco Casarotti, morador da Rua do Porto, à redação do Jornal de Piracicaba, mostram copos plásticos, garrafas de vidro de cerveja e embalagens de diversos tipos de alimentos.

Na tarde desta terça-feira (6), imagens feitas pelo JP constatam que ainda boa parte dos resíduos estão às margens do rio, próximo à ponte estaiada. De embalagem de fast food a garrafas pet e de vidro.
Casarotti se preocupa e reflete sobre a necessidade de mais consciência ambiental por parte de toda a população para cuidar de um local tão bonito e importante da cidade. “Nós temos um local muito bonito, muito agradável que está muito aquém do que a cidade merece”, comenta.

Na tarde desta terça-feira (6), boa parte dos resíduos ainda continuava no local | Foto: Amanda Vieira/JP

O morador aponta para possibilidades de sanar esses problemas, como campanha de conscientização junto aos visitantes, instalação e substituição dos atuais cestos de lixo e de containers de materiais recicláveis e compromisso dos comerciantes do local e da população com a manutenção da limpeza.

LEIA MAIS

Em nota, a Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) informou que lamenta a falta de consciência ambiental de alguns frequentadores e que realiza varrição de segunda a sábado e coleta de lixo diária, sempre de manhã.

A pasta afirma ainda que o descarte relatado pela reportagem é irregular, “pois existem inúmeras lixeiras no local”. “No geral, a pasta tem trabalhos de orientação à população voltados para os resíduos sólidos, mas não existe uma ação específica dirigida aos bares, restaurantes e usuários da Rua do Porto”, informou, pontuando que existes arrastões de limpeza pontuais.

Andressa Mota

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco × cinco =