O hipismo é opção para a prática de atividades de lazer e de esporte

O espaço foi fundado em 2016 para a prática das atividades que envolvem equinos - Fotos: Aurélio Tornisiello/Equi-Arte/Divulgação.

O hipismo é a atividade perfeita para quem adora cavalos e procura uma atividade para o lazer ou a prática esportiva. Como esporte, o hipismo é uma competição que avalia várias habilidades dos cavaleiros em provas de perícia, velocidade e adestramento, sendo analisadas as capacidades do competidor nos requisitos de harmonia, precisão e resistência. É um esporte que exige do cavaleiro uma série de qualidades, como aptidão física, destreza e paciência.

Essa atividade esportiva traz benefícios à coordenação motora, ao equilíbrio, à postura e à resistência aeróbica com melhoria considerável na sensação de bem-estar e na diminuição nos níveis de estresse.  

Em Piracicaba, o hipismo pode ser encontrado no Centro Hípico Equi-Arte, que tem como responsáveis o casal Rafael e Thiene Cruz, que encontrou no interior paulista, o local ideal para construir o sonho da família. Aliás, o gosto por cavalos e pelo hipismo foi o fator determinante para aproximar os cavaleiros, naturais de São Paulo, e que hoje são casados e pais de dois filhos.

Rafael Cruz disse que começou a montar aos 15 anos por incentivo de seu pai, quando fez aulas de hipismo, de salto e começou a competir. Com a participação em torneios, pegou o gosto pelo esporte e nunca mais largou.  A esposa Thiene teve os primeiros contatos com os cavalos quando criança, no sítio da família, mas apenas como lazer, o hipismo começou a ser praticado aos 21 anos.  

O casamento e a chegada do primeiro filho foram os fatores que determinaram a escolha da família pela cidade de Piracicaba para montar o Centro Hípico e ter um lugar tranqüilo para viver longe da agitação da capital paulista.

O Centro Hípico Equi-Arte oferece aulas para crianças a partir dos 5 anos e tem o objetivo de tornar a modalidade popular no município. Em razão das medidas restritivas adotadas no estado de São Paulo neste período de combate a Covid-19, as aulas são oferecidas com turmas reduzidas. “Piracicaba é uma cidade grande, com poder aquisitivo e com todo o charme do interior, mas que não tinha um foco nesse hipismo mais ‘refinado’. Aqui existem vários lugares para cavalos, mas voltados para western e quarto de milha, por isso nós quisemos solidificar o hipismo e principalmente o salto”, explicou Rafael.

Quando o assunto é competição, a equipe piracicabana traz resultados para a cidade, como no Torneio de Verão, disputado recentemente no Centro Hípico Santo Amaro, em São Paulo. A representação de Piracicaba conquistou duas medalhas de prata com os conjuntos formados pela amazona Thiene Cruz e pelo cavalo Delfina Polana e com Karina Vicenzotto e o cavalo Corsário das Palmas. O pódio foi alcançado com os resultados obtidos nas provas de 1,20 metro e 1 metro amador, respectivamente.

Edilson Morais

[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

14 + 12 =