Cerca de 2.660 crianças retornaram às escolas municipais nesta segunda

Foto: Amanda Vieira/JP

Balanço da SME (Secretaria Municipal de Ensino) aponta que, em média, 2.660 crianças retornaram às aulas presenciais na rede municipal nesta segunda-feira (8), primeiro dia de retomada nas unidades de ensino. Segundo a pasta, esse número equivale a 20% dos alunos cujo os pais responderam preferir que as aulas nas escolas voltassem. A pesquisa obteve 19.729 respostas sendo 13.321 positivas. O retorno é para alunos de 4 a 10 anos, da educação infantil e ensino fundamental, com 35% da capacidade das salas.


Entre as escolas com mais alunos no primeiro dia está a E.M. Padre Pedro Baron, que recebeu 60 alunos no período da manhã e tinha previsão de receber 71 estudantes à tarde. Já entre as menores escolas, a E.M. Maria Guilhermina Lopes Fagundes recebeu 16 alunos de manhã e com previsão de quatro alunos à tarde, segundo a pasta.

LEIA MAIS:


A retomada de aulas presenciais nesta segunda-feira não ocorreu em sete das 25 escolas da rede municipal. Três delas porque – segundo a prefeitura – tiveram a fiação furtada e estão sendo consertadas: EM Profª Maria de Lourdes Silva Viccino, EM Profª Antônia Benedita Eugênio, EM Joaninha Morgati.


Quanto às outras quatro, como informado na última sexta-feira (5), duas passam por manutenção: E.M. Francisco Benedicto Libardi e E.M. São Vicente de Paulo. E outras duas tiveram professores e/ou funcionários que testaram positivo para covid-19: E.M. José Francisco Alves e E.M. João Perin.


O Geovane, 5 anos, filho da fotógrafa Maria Helena de Melo Braz volta para a escola hoje (9). A mãe conta que a expectativa está “alta”, pois observa que as crianças ficaram mais ansiosas longe da sala de aula, mas sente certo receio também pela saúde dos filhos e familiares. “Vamos tentar seguir todos os protocolos certinho para a gente voltar da melhor forma possível”, afirma.


Segundo a SME, “a expectativa é que haja a presença de até 35% dos alunos matriculados […] ao longo da semana”.

Andressa Mota

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

4 × um =