Cerveja e chocolate combinam? Sim, e vamos te mostrar como

0
32 views
Além das cervejas, uísques também podem fazer combinações e harmonizações com sabor de quero mais. |Foto: Paulo Ricardo Santos

Enganam-se quem pensa que a Páscoa é somente para as crianças se deliciarem com os ovos de embrulhos coloridos. O feriado também é o momento dos apreciadores de cervejas e outras bebidas a se aventurar em bebidas fermentadas com o tema chocolate.

Saindo da ideia de que chocolate somente combina com licor ou rum, existem cervejas que tem em sua receita cacau ou chocolate. Normalmente, esses ingredientes são usados em cervejas escuras como Porters e Stouts.

Se você está perdido sobre esse assunto, não se preocupe, hoje a Arraso fez uma lista de quais cervejas e uísques vão melhor combinar com seus ovos de Páscoa ou sobremesas “chocolatudas” para este feriado.

DUBBEL COM CACAU

Vamos começar a lis – ta com uma bebida mais leve e doce da Cervejaria Leuven. Ela possui uma nota 22 pela Unidade Internacional de Amargura (IBU em sua sigla original), algo baixo visto que a escala vai até 100.

De acordo com a sócia proprietária da cervejaria, Karin Barreira, a bebida acompanha muito bem sobremesas bem doces como trufas ou Petit Gateau.

DARK WOLFE QUADRUPEL

De nome e sabor mais intenso, a cerveja Quadrupel possui 10,5% de álcool e sabor frutado com notas de frutas vermelhas, passas, tâmaras e ameixa seca que finalizam com uma nota vínica e de carvalho francês. “Esse estilo vai muito bem com sobremesas a base de chocolate, como o tiramisù, por exemplo,”, afirmou Karin.

VICOLLO

Voltando para as bebidas leves a Dark Lang da cervejaria piracicabana A Tutta Birra tem um teor alcoólico de 4,7%, e traz notas de maltes tostados, café e chocolate tanto no aroma como no sabor. Por ser mais leve sua combinação pode ser preparações com chocolate e até sorvete de baunilha.

ENGLISH PORTER

Uma cerveja inglesa Porter não é novidade, produzida desde 1700 na Inglaterra e consumida pelos portuários (daí o nome Porter) tem o seu sabor remetente ao café, chocolate amargo e até biscoito. Contudo a cerveja da Kpiau Beer buscou o amargor do caramelo e torrados

Tem alto teor amargo como as clássicas, porém este é proveniente do uso de maltes caramelizados e torrados, e não do lúpulo, o que é notado no sabor.

Ela possui 29 na escala IBU e 5% de graduação alcóolica. Essa cerveja acomp a n h a b e m b r ow n i e s d e chocolate.

JOHNNIE WALKER

A famosa marca escocesa não poderia faltar nesta lista alcoólica e, assim como as cervejas, existem diversas variações de uísque e suas combinações. As opções mais indicadas são:

Red Label para chocolates mais leves com uma flor de sal em sua receita, pois destaca a picancia da bebida.

Black Label para chocolate ao leite ou meio amargo com adição de nozes ou frutas tropicais como, por exemplo, maracujá. Essa combinação irá realçar os sabores de ambos.

Golden Label os sabores do chocolate amargo e meio amargo são ideais combinações com a bebida, pois as notas cítricas e de mel do Gold Label vão equilibrar com o amargo do chocolate.

Larissa Anunciato
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

quatro × cinco =