Ceta é suspenso temporariamente, durante a pandemia

Ceta deve voltar após pandemia | Foto: Divulgação

Assim como a Movimentação Cultural, a Ceta (Companhia Estável de Teatro Amador de Piracicaba) é outro projeto da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) que precisou ser suspenso durante a pandemia, segundo a pasta. Adolpho Queiroz, titular da secretaria, ressalta que se trata de pausas temporárias. “Todos os contratos relativos à Ação Cultural estão sendo reavaliados, mas o projeto da Ceta não está finalizado”.

A suspensão já era esperada pelo ex-diretor da Ceta, João Scarpa. No dia 16 de novembro, ele afirma, um dia após confirmar a eleição pelo mandato coletivo A Cidade é Sua, notificou a prefeitura que ficaria à frente da Ceta até o dia 31 de janeiro, já que teria o compromisso em reuniões plenárias a partir de 1º de fevereiro. “Fiz pedido com 80 dias de antecedência para que elaborassem uma nova licitação. Mas nada aconteceu”, conta o agora vereador.

Apesar disso, Queiroz garante que vai se reunir com Scarpa para ouvir as perspectivas do teatro amador de Piracicaba. “Também não conheço ainda todo o trabalho da Ceta, sua dinâmica de funcionamento e vou avaliar com o João e com a equipe dele. Se o João, agora na condição de vereador, também tem possibilidades do ponto de vista jurídico para ele permanecer ou se teremos que contratar uma outra pessoa para assumir essa empreitada”, fala.

Restou o elenco, que ainda segue unido, revela Scarpa. Carmen Montebelli, atriz da Ceta, conta a preocupação da companhia. “Sabíamos que a Ceta ficaria sem direção desde o momento em que o João foi eleito vereador. O comunicado oficial foi na última quarta-feira, durante uma reunião online da companhia, quando ele explicou a situação respeito de uma nova direção”.

Mas ela ressalta que a Ceta não deixa de existir. “Quem compõe, para além da direção e da lei municipal que estabelece a Ceta, é o elenco. O elenco do ano passado está disposto a continuar e vamos prosseguir, semelhante como nas escolas com o ensino híbrido, entre o online e presencial, assim que for possível”, diz Carmen.

Erick Tedesco | [email protected]

Leia mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

9 + 3 =