Rio estão com vazão abaixo da média para a época (Foto: Amanda Vieira/JP)

Com a chegada de uma frente fria, há previsão de chuva para todo o Estado de São Paulo. Na região, entre domingo (20) e terça-feira (22), o volume total previsto é de 20 mm. De acordo com o Consórcio PCJ (Piracicaba-Capivari-Jundiaí) essas chuvas não terão impacto significativo para aumentar a vazão dos rios Piracicaba e Corumbataí, responsáveis pelo abastecimento da cidade. Isso porque as precipitações não chegam acima de 5 mm por dia nas Bacias PCJ.

As Bacias PCJ fazem parte do Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 9 milhões de pessoas na capital e outras 3 milhões nas regiões dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

“O Sistema Cantareira […] está com seu volume de armazenamento em 44,1%, em estado de atenção, enquanto as chuvas seguem escassas no mês de setembro, com temperaturas altas, o que aumento a pressão sobre consumo de água”, informou o Consórcio PCJ em nota.

Pela estiagem, os rios estão com vazão abaixo da média para a época. A vazão do Rio Piracicaba na cidade às 7h de sexta-feira (18), por exemplo, era de 15,85 m³/s. Na primeira quinzena de setembro, a vazão média foi a menor dos últimos três anos.

Segundo dados do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), a vazão média do Rio Piracicaba na cidade até 15 de setembro deste ano foi de 19,5 m³/s, enquanto que no mesmo período de 2019 era de 2e9,2m³/s e, em 2018, 26,9 m³/s. Já a vazão média esperada para o més é de 58,2 m³/s.

ABAIXO DA MÉDIA
Além das chuvas previstas entre domingo a terça-feira, segundo Bruno Bainy, meteorologista do Cepagri da Unicamp, há possibilidade de outra precipitação entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro – com maiores volumes previstos para outubro. Sendo assim, a expectativa é que o volume acumulado deste mês siga a realidade mais seca dos últimos cinco anos, ficando abaixo da média mensal histórica de 60mm.

FRENTE FRIA
Com a frente fria, as altas temperaturas na região darão uma trégua. “A partir do sábado à noite, a frente fria vai se aproximando do estado, vai começar afetar as temperaturas principalmente na região e litoral sul, região de Sorocaba”, explica Bainy.

Na região, as temperaturas chegam a 15ºC no final do domingo. Já entre segunda e terça-feira, as mínimas ficam entre 12º e 13ºC e as máximas, entre 18º e 20ºC.

Andressa Mota

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezesseis + dois =