Cidade celebra Dia de Iemanjá, evento oficial do calendário do município

Ronaldo Sango, que toca umbanda, fala sobre o Dia de Iemanjá | Foto: Claudinho Coradini/JP

Evento oficial do calendário do município desde 2017, o Dia de Iemanjá é celebrado hoje, 2 de fevereiro, por pessoas ligadas às manifestações religiosas e culturais de matrizes africanas e do sincretismo religioso na sociedade piracicabana.

“Iemanjá é cultuada tanto no candomblé, neste dia 2, como na umbanda, no dia 8 de dezembro. Na umbanda, no entanto, é sincretizada com a católica Nossa Senhora da Conceição, por conta de um relato histórico, do período colonial, em que os escravos não podiam cultuar seus orixás e então fizeram uma ligação a santo da Igreja Católica”, explica Ronaldo Almeida Sango, sacerdote da Comunidade de Umbanda Sr. Zé Moreno das Almas.

Como explica Sango, é dia, sim de se comemorar Iemanjá, mas devido à pandemia, de uma forma mais discreta. “Vamos certamente fazer uma oferenda”.

O sacerdote também fala um pouco sobre a orixá. “Iemanjá é mãe, é aquela que acalanta, que dá cola em momentos difíceis – na pandemia, por exemplo, sem saber se tem vacina, ou não tem, recorremos a ela para nos orientar, ter foco e saber a qual caminho andar. Ela dá luz e perseverança”,

Sobre o Dia de Iemanjá em Piracicaba, Sango elogia e faz ressalvas. “A partir do momento que o Poder Publico reconhece a religiosidade africana com um dia oficial no calendário de evetos, ajuda a combater a intolerância religiosa. É dar empoderamento ao povo de santo, de pode sair na rua com seus colares, vestimentas, sem ser criticado e receber olhares tornos”.

Mas ainda há muito o que se fazer, ele continua. “Os religiosos de matrizes africanas tem seus direitos e deveres. Temos direito de ter um espaço no cemitério da cidade para fazer os rituais, direito de ter um espaço na cidade com mato, água e árvores, como um santuário para fazer as oferendas”, pondera.

Erick Tedesco | [email protected]

Leia mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

20 − 1 =