Opções vão de passeios ao ar livre, Observatório Astronômico, Zoo, museus, aquários a peças teatrais (Foto: Fotos : Claudinho Coradini/JP)

Energia é o que não falta para a criançada nas férias e neste período, cabe aos pais mantê-los ocupados.  No entanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil. Pensando nisso, o município oferece diversas atividades para ajudar pais e crianças nessa hora.
A professora Cláudia Cancelliero Schiavinato, levou as filhas Gabriella, 1, Isabella, 11, e o sobrinho Enrico, 4, ao Zoológico Municipal para conhecer o urso, o mais novo morador do local. Por ser um lugar bem arborizado, lá os visitantes podem aproveitar a natureza e conhecer outras 85 espécies. É aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 16h, e fica na avenida Marechal Castelo Branco, 426, no Jardim Primavera. Telefone (19) 3421-3425.

Claudia Canceliero com as filhas e o sobrinho, no Zoo

Cláudia ainda aproveitará outros lugares da cidade para entreter as crianças nas férias. “Queremos levá-los ao aquário e na Rua do Porto. Vamos ver todos os pontos turísticos para eles participarem”, conta.
Logo ao lado do zoológico, no parque Paraíso da Criança, a diversão em família é garantida com diversos brinquedos e piquenique ao ar livre, como foi o caso da Vanessa Luche Gomes, professora, e da Malu Luche de Oliveira, fotógrafa, que levaram o Theo, de 6 meses, a Maria Clara, 12 anos, Mariana, 9, e a Isadora, 5. “[Trouxemos eles aqui]
para tirar um pouco da frente da TV, da internet, ter contato com a natureza […] e com outras crianças”, explica Vanessa.

Já para os pequenos ficarem por dentro do universo marinho, o Aquário Municipal é outra opção. São mais de 2 mil peixes de cerca de 70 espécies e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, e fica na avenida Maurice Allain, s/nº, no Parque do Mirante. Contato: (19) 3421-1566.
Ao sair do aquário dá para fazer uma caminhada na Rua do Porto e apreciar as correntezas cheias do Rio Piracicaba. Depois de aproveitar a piscina do Sesc, foi o que a Eliude Monteiro, vendedora, fez. Ela e o marido Júlio Monteiro levaram o filho Benjamin, 5. “Aqui a gente vem de vez em quando para andar de barco, comer e sempre é muito bom”, conta Eliude.

Eluide, Benjamim e Julio Monteiro, na passarela estaiada

Além daquela foto em família na Ponte Pênsil, é possível fazer passeio de barco, comer, visitar a Casa do Povoador – que abre de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, de sábado das 13h às 17h e de domingo das 9h às 17h, e ir no Elevador Panorâmico, que abre de sábado e domingo, das 9h30 às 17h30.
Além disso, dá para passar no Museu da Água, que abre de terça-feira a domingo das 9h às 17h (telefone: (19) 3432-8063), e aproveitar o Parque da Rua do Porto.
Agora, se precisar de um programa diferente no sábado à noite, o Observatório Astronômico Municipal é a opção que une curiosidade e conhecimento. Abre de sábado, das 18h às 21h30. Contato: (19) 3413-0990.
Também entre as opções gratuitas, o Sesc promove atividades infantis. De peças de teatro a atrações circenses. No sábado (18), às 16h, a Cia Burucutu conta a história de Dom Quixote. Já no dia 25 de janeiro, às 14h, o Circo Caramba promove o espetáculo Palhaçaria para Pais & Filhos. Também dia 25, a Cia da M.A.T.I.L.D.E. apresenta a peça “A Megerinha”, às 16h, no Parque Lúdico. O Sesc fica na rua Ipiranga, 155, no Centro. O telefone é (19) 3437-9292.
Crianças de 4 a 13 anos também podem participar do programa “Super Férias”, do Sesi Piracicaba. É necessário inscrever-se e pagar taxa. Mais informações no site piracicaba.sesisp.org.br/super-ferias.
Se a família não dispensa arte, a Pinacoteca Municipal Miguel Dutra conta com acervo artístico composto por aproximadamente 900 obras. Na rua Moraes Barros, 233, no Centro, os horários de funcionamento são de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado, das 13h às 17h. Contato: (19) 3433-4930.
MUSEU
O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está fechado para restauro e manutenção até o final de janeiro.

Andressa Mota
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

catorze − cinco =