Cidade recebe 3º encontro de Observadores de Aves

Ambientalista Gustavo Pinto vai falar sobre o Projeto Mocho dos Banhados (Foto: Divulgação)

O 3º Encontro de Cultura, Pesquisa e Turismo de Observação de Aves será realizado no Sesc de Piracicaba de sexta-feira (18) a domingo (20). O evento gratuito contará com uma série de atividades, desde palestras como oficinas e concursos, com vagas limitadas. As inscrições antecipadas para o encontro podem ser feitas pelo email: [email protected] gmail.com. No dia, as inscrições serão feitas no Sesc, com retirada de convites.

De acordo com a organizadora, educadora e coordenadora da Rede Birdwatching, Maria Cristina Arzolla, a proposta é incentivar a formação de fotógrafos, ilustradores e pesquisadores, pois Piracicaba é um celeiro com cerca de 330 espécies de aves.

“O objetivo é reunir profissionais para o fomento da pesquisa e da cultura de observação de aves, sensibilizando a população para a preservação das espécies”, disse a educadora.

A programação começará às 19h30 de sexta-feira com a mesa redonda sobre ‘Fotografia: da natureza das aves com Tiago Degaspari (fotojornalista), Helder Prado (O Pescador de Imagens) e Flávio Moraes (fotojornalista e observador de aves).

No sábado (19) das 10h às 11h30 acontecerá a oficina sobre ‘Ilustração de Aves’, atividade voltada ao público infanto- -juvenil, com Geraldo França Junior, ilustrador de fauna. Em seguida, ocorrerá o I Concurso Escolar de desenho de aves, realizado pela Rede Birdwatching em parceria com a Diretoria de Ensino de Piracicaba. Será realizando também a vivência ‘Retratando aves em cavaletes. Das 13h30 às 16h de sábado ocorrerá a palestra ‘Observação de Aves’ com a presença de Antonio Cláudio Sturion, do projeto Terapeuta de Asas, Gustavo Pinto, do projeto Mocho dos Banhados de Americana e Valdir Felipe Paulete, biólogo e guia de observação de aves. A atividade do dia será encerrado com a oficina ‘Paissarinhar: observação de aves para pais e filhos’, entre outras atividades.

Roteiros para observação de aves na região de Piracicaba com Rogério Machado, biólogo e observador de aves de Rio Claro e o encerramento será com as palestras das 14h às 16h, sobre ‘Observação e Monitoramento de Aves’ com Giulia D’Angelo (Grupo Passarolando), bem como os doutores Sílvia Gobbo, da Unimep e Eduardo Alexandrino (Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação da Fauna Silvestre–Esalq/USP).

Cristiani Azanha
[email protected]