
Piracicaba registrou cinco mortes por covid-19 nesta segunda-feira (18). Desde o sábado (16), foram oito óbitos pela doença. Foram duas vítimas no sábado, uma no domingo (17) e outras cinco ontem, sendo seis mulheres, de 31 a 83 anos e dois homens de 83 a 93. Com os óbitos dos últimos três dias, a cidade atinge os 440 mortos por covid-19.
Com relação ao número de infectados, de acordo com os dados fornecidos pela Secretaria de Saúde, Piracicaba registrou 2.280 casos positivos em sete dias.
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, o prefeito Luciano Almeida (DEM), destacou a importância dos protocolos sanitários, como uso de máscara, lavar as mãos com água e sabão constantemente e o uso de álcool em gel.
Luciano Almeida disse que intensificou a fiscalização em estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes e, com apoio da Segurança Pública, criou mecanismos para denúncias de festas clandestinas, via 153, e pediu para a população se conscientizar sobre o perigo de aglomerações e importância do distanciamento social.
“No entanto, mesmo com todas essas medidas, percebe-se que muitas pessoas ainda não estão atentas ao real problema de saúde pública, que reflete em crescimento diário do número de casos e de óbitos”, informou a prefeitura.
A ocupação dos leitos hospitalares de UTI (Unidade de Terajá alcançou 67% dos 97 disponíveis na rede pública e privada.
O secretário de Saúde, Filemon Silvano, disse na última sexta-feira que o cenário é complicado e não será superado sem o apoio da população.
“Não vamos sair dessa pandemia se não tivermos o apoio da população. Podemos ter os melhores planos para a saúde, a maior quantidade de leitos, que o sistema vai colapsar”, afirmou.
“Este alerta é fundamental para que as pessoas percebam a gravidade da situação e mudem seus hábitos”, acrescentou Filemom.
Ontem a cidade registrou mais 342 novos casos 146 homens com idades entre um a 93 anos e 196 mulheres com idades entre um a 86. Piracicaba contabiliza 27.077 doentes de covid-19.
LEIA MAIS
- Mulheres superam desafios e preconceitos no trânsito
- Santa Casa Saúde mantém canal exclusivo para atendimento médico
- Santa Casa realizará exames gratuitos para hepatite e câncer de fígado
- ‘Custo Bolsonaro’: vídeo sobre ‘prejuízos’ do presidente ao País viraliza
- Lô Borges roqueiro
Beto Silva
[email protected]